Formação de professores com foco no trabalho com a argumentação no ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p7-25Mots-clés :
Processo argumentativo , Interação, Práticas de linguagem, Letramento docente, Ensino-aprendizagemRésumé
O dinamismo das práticas de linguagem na vida e na escola exige dos professores contínua atualização do letramento docente. Assim, decidiu-se por uma modalidade de formação continuada de professores que possa complementar as lacunas observadas em cursos de Pedagogia e de Letras na formação inicial, desenvolvida no âmbito do projeto ENARE (Ensino de Argumentação na Escola), um projeto extensionista realizado em parceria com secretarias municipais de educação. Por assumir a argumentação como um processo interacional, complexo, multidimensional e discursivo, busca-se discutir as características de práticas pedagógicas que podem promover pontes entre os usos sociais da argumentação. Os resultados indicam que os professores: i. qualificam as ações quando partem das referências culturais dos estudantes implicados no processo de ensino-aprendizagem; ii. associam o processo formativo aos saberes docentes subjetivos, culturais e profissionais; iii. articulam a formação continuada à partilha de experiências quando isso é favorecido; iv. têm no diálogo e no estudo conceitual as bases para a construção de conhecimentos.
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