Quando o texto literário inclui: reflexões sobre formação e experiências de leitura em um projeto de extensão univers´itária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.167224Palavras-chave:
Literatura na escola, Estética da recepção, Livro ilustradoResumo
A vivência da leitura literária para crianças surdas ainda se constitui como um desafio para a educação em contexto bilíngue (Libras e Língua Portuguesa). Vários são os aspectos intervenientes para a precária realidade da presença da literatura na
escola para esses sujeitos, mas alguns deles estão relacionados às condições de formação inicial dos professores e ao lugar da literatura na escola, fatores comumente presentes na realidade educacional em vários contextos. Condizente a esses pontos, é objetivo desse artigo apresentar reflexões a partir da experiência de um projeto de leitura, realizado em uma escola para surdos de Campina Grande, Paraíba. Nosso relato parte das vivências
no projeto “Quem conta um conto...: uma viagem ao mundo da Literatura Infantil com crianças surdas” do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/2018) da Pró-Reitoria de
Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (PROPEX/UFCG). Para tanto, partimos de pressupostos da Estética da Recepção sobre o leitor como co-autor
dos sentidos do texto e de conceitos que tratam da prática de contação para formação leitora literária. As considerações seguem na direção da necessidade de ampliação e fortalecimento da presença da literatura nesse contexto escolar, de modo que expressões e preenchimento de vazios existentes em cada um também aí possam acontecer.
Referências
CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. Ed. Brasiliense. São Paulo, 1986.
FOX, Men. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. Ilustrações Julie Vivas. Editora Brinque-Book, 1984.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol.1. Tradução de Johannes Kretschmer. Editora 34. São Paulo, 1996. (Coleção Teoria)
JAUSS, Hans R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
LINS, Bernardo. O casamento do carrapato. Ilustrações de George Lopes. Editora Humanidades Educação. Coleção vida em verso, 2015.
MACHADO, Juarez. Ida e volta. Editora Agir, 1987.
ZILBERMAN, Regina e MAGALHÃES, Ligia C. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. Ed. Ática. São Paulo, 1987.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. Ed. Ática. São Paulo, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Márcia Tavares, Shirley Barbosa das Neves Porto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).