O capítulo 19 de São Bernardo: fusão, transfusão, confusão

Autores

  • Erwin Torralbo Gimenez Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p183-193

Palavras-chave:

Graciliano Ramos, São Bernardo, Carpeaux, Realismo deformador, Derrelição

Resumo

O estudo procura observar, em termos críticos, os traços do realismo deformador em São Bernardo, de Graciliano Ramos. Centra-se, para tanto, na análise de um fragmento: o capítulo 19. Como núcleo das tensões que caracterizam o romance, tal passagem apanha na forma o movimento dramático entre a matéria e o sujeito sob uma perspectiva desfi-guradora. Em seu desenho, o capítulo apreende a síntese de todo o enredo com três lan-ces: perplexidade na enunciação das vivências; embaralhamento dos tempos em estado de delírio; volta sem escape ao escuro presente.

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Biografia do Autor

  • Erwin Torralbo Gimenez, Universidade de São Paulo (USP)

    Erwin Torralbo Gimenez é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Gra-duado e Doutor em Letras também pela USP, é autor de artigos acadêmicos, como "Graciliano Ramos, uma poética da insignificância" (Revista do Instituto de Estudos Avançados), e organi-zou, com Beth Ramos, a edição comemorativa dos 80 anos do romance Caetés.

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Gimenez, E. T. (2018). O capítulo 19 de São Bernardo: fusão, transfusão, confusão. Literatura E Sociedade, 23(28), 183-193. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p183-193