Nelson Rodrigues e o debate sobre a modernização teatral no Brasil

Autores

  • João Roberto Faria Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p19-36

Palavras-chave:

modernização teatral, Nelson Rodrigues, teatro amador, Teatro brasileiro moderno

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o debate sobre a modernização teatral no Brasil, no final da década de 1930 e início da seguinte. Por meio da pesquisa em jornais e revistas, o artigo traz à tona um conjunto de textos escritos por escritores, dramaturgos e críticos teatrais que se manifestaram sobre o surgimento do teatro amador, identificado com o teatro moderno, e sua oposição ao teatro profissional. Nesse contexto, a estreia de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, em 1943, consolida a renovação teatral então em curso.

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Biografia do Autor

  • João Roberto Faria, Universidade de São Paulo

    João Roberto Faria é professor sênior de Literatura Brasileira da FFLCH/USP. Foi visiting professor na Universidade do Wisconsin, em Madison, em 2000. É membro do Grupo de Pesquisa Brasil-França, do IEA/USP e autor de vários livros, com destaque para: Ideias Teatrais: o Século XIX no Brasil (São Paulo, Perspectiva/Fapesp, 2001 – prêmio APCA); Do Teatro: Textos Críticos e Escritos Diversos (Perspectiva, 2008), no qual reuniu a produção crítica de Machado de Assis sobre teatro; História do Teatro Brasileiro, I e II (Perspectiva/Sesc, 2012-2013 — Prêmio Jabuti); O Naturalismo (Perspectiva, 2017), em parceria com J. Guinsburg); Teatro e Escravidão no Brasil (Perspectiva, 2022). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2405-4890. Email: jroberto@usp.br

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Faria, J. R. (2023). Nelson Rodrigues e o debate sobre a modernização teatral no Brasil. Literatura E Sociedade, 29(38), 19-36. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p19-36