O dramaturgo Nelson Rodrigues: conservador e revolucionário

Autores

  • Flávio Aguiar Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p37-48

Palavras-chave:

Nelson Rodrigues, Vestido de noiva, “anjo pornográfico”, dissolução da consciência

Resumo

O presente ensaio defende a tese de que os ideais conservadores do ponto de vista político e social, mantidos por Nelson Rodrigues, abriram-lhe o caminho para a criação de uma estética teatral revolucionária na peça Vestido de Noiva. Em apoio a ela examina outros casos semelhantes na dramaturgia brasileira, os de José de Anchieta e de José de Alencar. Apoia-se na análise da construção formal do enredo da peça, dissolvendo-lhe a linearidade comum na dramaturgia da época.

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Biografia do Autor

  • Flávio Aguiar, Universidade de São Paulo

    Flávio Aguiar é professor aposentado de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo.  Especialista em dramaturgia, editou o teatro completo de Nelson Rodrigues para a editora Nova Fronteira, em edição voltada para o ensino médio. Autor out organizador de mais de 40 livros e antologias, ganhou por 4 vezes o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, duas individualmente: A comédia nacional no teatro de José de Alencar (Editora Ática), ensaio, 1984; e Anita (Boitempo Editorial), romance, 2000) e outras duas como participante de obras coletivas. <fwolfdeaguiar@gmail.com>

Referências

NOTA

Escrevendo e reescrevendo este texto no exterior, desprovido de acesso a uma biblioteca regular, tivemos de nos basear, no caso das citações, em notas constantes de outros ensaios que escrevemos ao longo de nossa carreira acadêmica. Assim devemos contar com a boa vontade da leitura alheia em relação à fidelidade daquelas citações. Mas as referidas são verdadeiras e damos fé.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Aguiar, F. (2023). O dramaturgo Nelson Rodrigues: conservador e revolucionário. Literatura E Sociedade, 29(38), 37-48. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p37-48