Nelson e Dostoiévski contra a unanimidade do rebanho: a tensa relação com as vagas modernizadoras

Autores

  • Victor Hugo Adler Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p49-65

Palavras-chave:

modernidade e conservadorismo, Nelson Rodrigues e Dostoiévski, recepção de Dostoiévski, solidariedade e empatia

Resumo

A perspectiva negativa sobre as influências da modernização aproxima à obra de Nelson Rodrigues e Dostoiévski. Muitas de suas obras, em contextos históricos bastante diferenciados, serviram de combustível para críticos conservadores denunciarem os efeitos desagregadores de ideologias que preconizavam maior liberalidade nos costumes e mudanças nas estruturas sociais. Nelson Rodrigues referia-se explicitamente em suas obras e crônicas jornalísticas à influência de Dostoiévski em suas concepções filosóficas sobre o ser humano, compartilhando com ele valores como a solidariedade e a compaixão que prescindia de explicações racionais. Os Irmãos Karamázov era uma das fontes de referência privilegiadas. Apesar do conservadorismo ideológico inegável, ambos os escritores foram reconhecidos, entre seus contemporâneos, como introdutores de inovações estéticas que mudaram os rumos da criação artística e cultural na Europa e no Brasil. O trabalho traça paralelos entre as contradições que acompanharam a recepção da obra desses dois escritores e atuantes intelectuais, que estabeleceram tenso diálogo com as transformações culturais que presenciaram.

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Biografia do Autor

  • Victor Hugo Adler Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Victor Hugo Adler Pereira é Professor-Associado, aposentado, de Teoria da Literatura do Inst. de Letras da UERJ; ainda vinculado à Pós-Graduação. Graduado em Português-Literaturas - UFRJ, Mestre em Literatura - PUC-RJ, Doutor em Letras Vernáculas (Lit. Brasileira) - UFRJ. Lecionou na Universidade de Nantes/França; no Depto. Comunicação - PUC-RJ, na Pós-Graduação em Teatro da UNI-Rio. Publicou os livros: Nelson Rodrigues: o freudismo e o carnaval nos teatros modernos (crítica teatral, ed.7Letras, 2012); Nelson Rodrigues e a obs-cena contemporânea (crítica teatral, EdUERJ, 1999); A Musa Carrancuda: teatro e poder no Estado Novo (crítica teatral e cultural, ed. FGV, 1998); Peças íntimas: memórias em várias vozes (contos, ed. Patuá, 2023), e diversos trabalhos em livros e periódicos. Desenvolve a pesquisa “A literatura brasileira e o patriarcalismo”, com bolsa do CNPq. 

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Pereira, V. H. A. . (2023). Nelson e Dostoiévski contra a unanimidade do rebanho: a tensa relação com as vagas modernizadoras. Literatura E Sociedade, 29(38), 49-65. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p49-65