A palavra literária como desestabilizada de sentido em A Dama do lotação e em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues

Autores

  • Isadora Grevan de Carvalho Rutgers University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p118-138

Palavras-chave:

Relações de Gênero, Teatro, Discurso Ficcional, Performance

Resumo

Este artigo discute a palavra ficcional literária como desestabilizadora da verdade no conto “A dama do lotação” e na peça de teatro Toda nudez será castigada, de Nelson Rodrigues. Investiga a tomada da palavra ficcional como forma de reinvenção das personagens, engendrando um processo de reação e destruição dos padrões tradicionais e opressores da família patriarcal da época. Busco entender como os múltiplos pontos de vista e processos narrativos confundem o leitor, além de desafiar encenadores e diretores a pensar montagens e adaptações que levem em consideração as nuances literárias dos textos de Nelson Rodrigues.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isadora Grevan de Carvalho, Rutgers University

    Isadora Grevan é professora de estudos latino-americanos, brasileiros e do mundo lusófono na Rutgers University nos Estados Unidos. Possui graduação em Literatura Comparada pela University of California, Berkeley, mestrado e doutorado em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University. Além de editora contribuinte do Handbook of Latin American Studies, na seção de teatro brasileiro, publicado pela Library of Congress de dois em dois anos, e artigos acadêmicos na área de teatro, literatura e cinema, é autora do livro O Fetiche como Estrutura, Imagem e Performance no Teatro de Nelson Rodrigues (Ed.UERJ, 2021).

    email para contato: isadora.grevan@rutgers.edu

Referências

CIXOUS, Hélène. Trad. Guerellus, Natália et al. 2022. O Riso Da Medusa. Rio de Janeiro: Bazar Do Tempo. https://public.ebookcentral.proquest.com/choice/PublicFullRecord.aspx?p=6859359.

CREED, Barbara. The Monstrous-Feminine: Film, Feminism, Psychoanalysis. Routledge, Taylor & Francis Group; 2015.

FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues Expressionista. São Paulo: Atelier Editorial, 1998, p. 182.

FREUD, S. “A cabeça da medusa” (1940 [1932]). In: Além do princípio de prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos (1920-1922). Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 289-290. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 18).

MAGALDI, Sábato (org.). Teatro Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

MARTINS J. G. D. & Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Literatura. (2008). Nelson Rodrigues e sua cena: teatro da dupla tensão cinema da síntese (dissertação).

MOSTAÇO, Edélcio. Nelson Rodrigues e a Transgressão. São Paulo: Cena Brasileira, 1996.

PENLEY, Constance. 1988. Feminism and Film Theory. New York London: Routledge; BFI.

RODRIGUES, Nelson. A dama do lotação. In A vida como ela é...: o homem fiel e outros contos. 14ª reimpressão. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. pp. 219-223.

RODRIGUES, Nelson. Toda nudez será castigada. In MAGALDI, Sábato (org.). Teatro Completo de Nelson Rodrigues . Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

SCHWARZ, Roberto. A poesia envenenada de Dom Casmurro. In: Duas meninas. 2. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SUSSEKIND, Flora. Nelson Rodrigues e O Fundo Falso. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Fundação Nacional de Arte, Serviço Nacional de Teatro, Departamento de Documentação e Divulgação, 1977.

ZECHLINSKI, Beatriz Polidori. A vida Como ela É...: “Imagens do Casamento e do amor em Nelson Rodrigues.” Cadernos PAGU, no. 29, 2007, p. 420.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Carvalho, I. G. de . (2023). A palavra literária como desestabilizada de sentido em A Dama do lotação e em Toda nudez será castigada de Nelson Rodrigues. Literatura E Sociedade, 29(38), 118-138. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p118-138