Esgarçando as calças: sucessão e movimento do objeto estético em (e em torno de ) A pintura dos Van Valde ou O mundo e as calças (1946)

Autores

  • Gustavo de Almeida Nogueira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p56-77

Palavras-chave:

Arte na França do pós-Segunda Guerra, Estética, Samuel Becket

Resumo

A crescente publicação dos materiais chamados de grey canon beckettiano —textos compostos pela correspondência, diários, manuscritos, cadernos de anotações de leituras e esquemáticas de direções teatrais — tem fornecido um vasto campo de estudos para a análise das concepções estéticas de Samuel Beckett. Com isso, noções canônicas relativas à progressão de suas reflexões, assim com sua relação com a elaboração de suas obras literárias, têm sido reformuladas, postas em xeque ou rearranjadas. O presente artigo busca contribuir para esse esforço ao colocar em evidência o percurso sinuoso de ideias como a da mobilidade, da mudança e da sucessão ao longo dos escritos estéticos beckettianos das décadas de 1930 e 1940, tendo como foco o lugar singular que elas ocupam no ensaio “A pintura dos Van Velde ou o mundo e as calças” (1946).

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Biografia do Autor

  • Gustavo de Almeida Nogueira, Universidade de São Paulo

    Gustavo de Almeida Nogueira é doutorando do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP), tendo a obra de Samuel Beckett como objeto de estudo desde seu mestrado, realizado na mesma instituição. Ministrou cursos de extensão na FFLCH-USP sobre a literatura francesa do pós-guerra e tem artigos publicados sobre Samuel Beckett, Marcel Proust e Mário de Andrade. E-mail: gustavo.nogueira@usp.br.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Nogueira, G. de A. (2024). Esgarçando as calças: sucessão e movimento do objeto estético em (e em torno de ) A pintura dos Van Valde ou O mundo e as calças (1946). Literatura E Sociedade, 30(39), 56-77. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p56-77