Esgarçando as calças: sucessão e movimento do objeto estético em (e em torno de ) A pintura dos Van Valde ou O mundo e as calças (1946)

Autores

  • Gustavo de Almeida Nogueira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p56-77

Palavras-chave:

Arte na França do pós-Segunda Guerra, Estética, Samuel Becket

Resumo

A crescente publicação dos materiais chamados de grey canon beckettiano —textos compostos pela correspondência, diários, manuscritos, cadernos de anotações de leituras e esquemáticas de direções teatrais — tem fornecido um vasto campo de estudos para a análise das concepções estéticas de Samuel Beckett. Com isso, noções canônicas relativas à progressão de suas reflexões, assim com sua relação com a elaboração de suas obras literárias, têm sido reformuladas, postas em xeque ou rearranjadas. O presente artigo busca contribuir para esse esforço ao colocar em evidência o percurso sinuoso de ideias como a da mobilidade, da mudança e da sucessão ao longo dos escritos estéticos beckettianos das décadas de 1930 e 1940, tendo como foco o lugar singular que elas ocupam no ensaio “A pintura dos Van Velde ou o mundo e as calças” (1946).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo de Almeida Nogueira, Universidade de São Paulo

    Gustavo de Almeida Nogueira é doutorando do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP), tendo a obra de Samuel Beckett como objeto de estudo desde seu mestrado, realizado na mesma instituição. Ministrou cursos de extensão na FFLCH-USP sobre a literatura francesa do pós-guerra e tem artigos publicados sobre Samuel Beckett, Marcel Proust e Mário de Andrade. E-mail: gustavo.nogueira@usp.br.

Referências

BECKETT, Samuel. Disjecta. Ed. Ruby Cohn. Nova York: Grove Press, 1984.

BECKETT, Samuel. Disjecta: escritos diversos e um fragmento dramático. Edição e prefácio de Ruby Cohn; tradução de Fábio de Souza Andrade. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2022.

BECKETT, Samuel. Proust. Trad. de Arthur Nestrovski. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

BECKETT, Samuel. Proust and Three Dialogues with Georges Duthuit. Londres: John Calder Publishers, 1999.

BECKETT, Samuel. The letters of Samuel Beckett – Vol. I: 1929 – 1940. Ed. M. Fehsenfeld e L.M. Overbeck. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

BECKETT, Samuel. The letters of Samuel Beckett – Vol. II: 1941 – 1956. Ed. G. Craig, D. Gunn, L.M. Overbeck e M. Fehsenfeld. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

BOXALL, Peter. The Value of the Novel. Nova York: Cambridge University Press, 2015.

CARVILLE, Conor. Samuel Beckett and the Visual Arts. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

COMPAGNON, Antoine. Les cinq paradoxes de la modernité. Paris : Éditions du Seuil, 1990.

GREENBERG, Clement. Collected Essays, Vol. I. Chicago: University of Chicago Press, 1986.

LE JUEZ, Brigitte. Beckett before Beckett. Trad. para o inglês por Ros Schwartz. Londres: Souvenir Press, 2010.

NIXON, Mark. Samuel Beckett’s German Diaries 1936–1937. Londres: Continuum International Publishing Group, 2011.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a Literatura?. Trad. de Carlos Felipe Moisés. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

Nogueira, G. de A. (2024). Esgarçando as calças: sucessão e movimento do objeto estético em (e em torno de ) A pintura dos Van Valde ou O mundo e as calças (1946). Literatura E Sociedade, 30(39), 56-77. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p56-77