Dois não cubos: aproximações a Sans a partir de Le cube et le visage

Autores

  • André Goldfeder Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p94-120

Palavras-chave:

Alberto Giacometti, Georges Didi-Huberman, Literatura e artes visuais, Samuel Beckett, Sans/Lessness

Resumo

O ensaio apresenta uma leitura de Sans (1969), informada pela epígrafe de Le cube et le visage. Autour d’une sculpture d’ Alberto Giacometti (1993), de Georges Didi-Huberman, extraída desse texto beckettiano tardio. Parte de uma análise das operações de sobredeterminação que estruturam diferentes níveis dessa singular peça de ficção, tendo em vista os problemas da figura, da figuração e da figurabilidade, buscando desdobrar aspectos de um debate entre os campos da literatura e das artes visuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Goldfeder , Universidade de São Paulo

    André Goldfeder é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Mestre e Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma instituição. Realizou estágio como Visiting Student Research Collaborator junto à Princeton University e estágio de Pós-Doutorado em Teoria e História Literária junto à Universidade Estadual de Campinas. Email: goldfeder.andre@gmail.com

Referências

ACKERLEY, C. J. “Samuel Beckett and the Bible: A guide”. Journal of Beckett Studies. Endimburgo, v. 9, n. 1, p. 53-126, outono – 1999.

ANDRADE, Fábio de Souza. Samuel Beckett: O silêncio possível. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

ANDRADE, Fábio de Souza. “Prefácio”. In: BECKETT, Samuel. O despovoador; Mal visto mal dito. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ANDRADE, Fábio de Souza. “Matando o tempo: o impasse e a espera”. In: BECKETT, Samuel. Fim de partida. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Vários tradutores. 5ª ed. 2007.

AUERBACH, Erich. Figura. Trad. Duda Machado. São Paulo: Editora Ática, 1997.

BECKETT, Samuel. Têtes-mortes. 2a. ed. Paris: Les Éditions de Minuit,1972.

BECKETT, Samuel. Molloy. 2a ed. Paris: Les Éditions de Minuit, 1982.

BECKETT, Samuel. Samuel Beckett: the complete short prose – 1929–1989. Nova York: Grove Press, 1995.

BECKETT, Samuel. Sin/sineidad. Trad. CASADO, Loreto; FERNANDÉZ, José Francisco. Madrid: Árdora Ediciones, 2021.

BECKETT, Samuel. “Pintores do impedimento”. In: Disjecta: escritos diversos e um fragmento. Trad. Fábio de Souza Andrade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2022.

BRATER, Enoch. The Drama in the Text: Beckett's Late Fiction. Oxford: Oxford University Press, 1994.

BRATER, Enoch. “Três diálogos com Georges Duthuit”. In: ANDRADE, F. S., 2001, op. cit.

BRATER, Enoch. O despovoador; Mal visto mal dito. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BRATER, Enoch. “Noah, Not I, and Beckett’s ‘Incomprehensibly Sublime’”. Michigan, Comparative Drama, v. 8. n. 3, p. 254-263, outono 1974.

BRIENZA, Susan; BRATER, Enoch. “Chance and choice in Beckett’s Lessness”. ELH. Baltimore, v. 43, n. 2, pp. 244-258, verão 1976.

CLARK, T. J. Heaven on earth: painting and the life to come. Londres: Thames & Hudson, 2018.

COHN, Ruby. Back to Beckett. Princeton: Princeton University Press, 1973.

DAMISCH, Hubert. Un souvenir d’enfance par Piero della Francesca. Paris: Seuil, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Fra Angelico: dissemblance et figuration. Paris: Flammarion, 1990.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Le cu e et le visage: autour d’une sculpture par Al erto Giaco etti. Paris: Macula, 1993.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O Que Vemos, o Que Nos Olha. Trad. Paulo Neves. Sa o Paulo: Editora 34, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. “Une ravissante lancheur”. In: Phasmes: essai sur l’apparition. Paris: Les Éditions de Minuit, 1998a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L'image ouverte: motifs de l'incarnation dans les arts visuels. 2ª ed. Paris: Gallimard, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser Crânio: lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C/Arte, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Peuples en larmes peuples en armes: l'oeil de l'histoire 6. Paris: Les Éditions de Minuit, 2016.

FREUD, Sigmund. Obras completas volume 4: A interpretação dos sonhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KNOLWSON, James. Damned to fame: the life of Samuel Beckett. Londres: Bloomsbury, 1997.

LACAN, Jacques. O se in rio – Livro XI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. LI, Lin. “This Garbed Ghost Forms of Prosopopeia in the Radio Works of Samuel Beckett and the Diego Paintings of Alberto Giacometti”. Texto apresentado na conferência do Samuel Beckett Working Group “Samuel Beckett in the TwentyFirst Century”. Barcelona, 22-26/07/2013.

MANIGLIER, Patrice. “Surde termination et duplicite des signes: de Saussure a Freud”. Savoirs et Clinique. Paris, n. 6, p. 149-160, 2005.

PRÉVOST, Bertrand. “Figure, figura, figurabilité. Contribution à une théorie des intensités visuelles”. La part de l’œil. Paris, 31. p. 60-74, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/3376362/Figure_figura_figurabilit%C3%A9_Contribution_%C3%A0_une_th%C3%A9orie_des_intensit%C3%A9s_visuelles. Último acesso: 16/02/2023.

PRÉVOST, Bertrand. “Visage-paysage. Problème de peinture”. In: MELION, W.; ROTHSTEIN, B.; WEEMANS, M. (orgs). The Anthropomorphic Lens: anthropomorphism, microcosmism and analogy in early Modern thought and visual arts. Londres: Brill, 2015.

QUINET, Antonio. Um olhar a mais: Ver e ser visto na psicana lise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

RABINOWITZ, Rubin. “‘Molloy' and the archetypal traveller”. Journal of Beckett Studies. Endimburgo, n. 5. pp. 25-44, outono – 1979.

SAGAYAMA, Mário. Ele fala de si como de um outro: ensaio sobre a voz em Samuel Beckett. São Paulo: Annablume, 2018.

VIVÈS, Jean-Michel. “La pulsion invocante sur la scène beckettienne ou ‘Qu’est-ce que s’entendre?’”. Literatura e Sociedade. São Paulo, v. 19, n. 18, p. 98-110, 2014.

ZEIFMAN, Hersh. “Religious imagery in the plays of Samuel Beckett”. In: COHN, Ruby (org.). Samuel Beckett: a collection of criticism. Londres: McGraw-Hill, 1975.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Goldfeder , A. (2024). Dois não cubos: aproximações a Sans a partir de Le cube et le visage. Literatura E Sociedade, 30(39), 94-120. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p94-120