Uma arte da não-relação: da abstração moderna a O Inominável, de Samuel Beckett

Autores

  • Luciano Gatti Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p121-142

Palavras-chave:

abstração, modernismo, romance, Samuel Beckett

Resumo

Tomando por base um diagnóstico da arte moderna exposto por Beckett em seus ensaios sobre pintura, o artigo pretende mostrar como o problema da representação como relação entre sujeito e objeto foi enfrentado pelo autor em sua produção literária do imediato pós-guerra, em particular no romance O Inominável.

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Biografia do Autor

  • Luciano Gatti , Universidade Federal de São Paulo

    Luciano Gatti é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É autor de Constelações. Crítica e verdade em Benjamin e Adorno (Loyola, 2009); A peça de aprendizagem. Heiner Müller e o modelo brechtiano (Edusp/Fapesp, 2015); e Velhos Hábitos (7Letras, 2021). Email: lfgatti@gmail.com

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Gatti , L. (2024). Uma arte da não-relação: da abstração moderna a O Inominável, de Samuel Beckett. Literatura E Sociedade, 30(39), 121-142. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p121-142