Samuel Beckett dirige Play: das colaborações com Alan Shneider, George Devine e Jean-Marie Serreau à encenação no Schiller-theater werkstatt

Autores

  • Felipe de Souza Santos Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p143-166

Palavras-chave:

atuação, dramaturgia, encenação, Samuel Beckett, teoria do teatro

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão acerca da encenação de Samuel Beckett para a peça Play (Spiel), apresentada no SchillerTheater Werkstatt em 1978. Tendo como ponto de partida as encenações de estreia nos Estados Unidos, Inglaterra e França, dirigidas por Alan Schneider, George Devine e Jean-Marie Serreau, nas quais Beckett atuará como colaborador, procuraremos estabelecer pontos de aproximação entre estas produções e a encenação dirigida pelo dramaturgo-encenador irlandês. Documentado minuciosamente nos manuscritos armazenados no Beckett Archive da Beckett International Foundation, o processo de encenação de Play com direção de Beckett será comentado em chave comparativa às encenações realizadas com sua colaboração, no intuito de apontarmos a evolução da visão do dramaturgo-encenador acerca desta peça curta a partir do processo de transposição do texto à cena. Para tanto, utilizaremos os manuscritos e datiloscritos inéditos de Beckett relativos à sua encenação da peça em Berlim, bem como depoimentos acerca das referidas encenações fornecidos por colaboradores como o assistente de direção Walter Asmus, o ator Michaël Lonsdale e a pesquisadora Ruby Cohn.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe de Souza Santos, Universidade Federal de São Paulo

    Felipe de Souza Santos Encenador, pesquisador e professor. Graduado em Artes Cênicas pela ECA/USP, Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pelo DTLLC/FFLCH/USP. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto ao Departamento de Filosofia da UNIFESP, relacionada às peças televisivas de Samuel Beckett, com apoio da FAPESP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos Sobre Samuel Beckett (DTLLC/USP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Estética e Teoria Crítica (UNIFESP). Membro do London Beckett Seminar, grupo de pesquisa interdisciplinar internacional que realiza encontros mensais relacionados à obra de Samuel Beckett. Membro das associações internacionais Samuel Beckett Society, International Federation for Theatre Research (IFTR) e Samuel Beckett Working Group. Entre 2017 e 2021 foi pesquisador do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator - CEPECA (ECA/USP/CNPq). Encenou diversas obras de Samuel Beckett, como A última gravação de Krapp, Esperando Godot e Primeiro amor. Universidade Federal de São Paulo. Número ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0426-5300. E-mail:felipedesouza@usp.br

Referências

Bibliografia de Samuel Beckett

- Manuscritos e datiloscritos consultados Play (1962) BIF MS 1520/2: Script televisivo de Play. BIF MS 1976: Notebook de direção contendo notas de Samuel Beckett para a produção de Spiel no Schiller-Theater Werkstatt de Berlim, em 1976.

- Obras publicadas

BECKETT, Samuel. Disjecta: escritos diversos e um fragmento dramático. Trad. Fábio de Souza Andrade. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2022.

BECKETT, Samuel. The complete dramatic works. London: Faber and Faber, 1990.

BECKETT, Samuel. Dias felizes. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

BECKETT, Samuel. Eleutheria. Trad. Barbara Wright. London: Faber and Faber, 1996.

BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify,2005.

BECKETT, Samuel. Fim de partida. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify,2002.

BECKETT, Samuel. Samuel Beckett inszeniert das “Endspiel”. Frankfurt: Suhrkamp Verlag,1969.

BECKETT, Samuel. Teatro. Trad. A. Nogueira Santos, F. Curado Ribeiro, Rui Guedes da Silva. Lisboa: Arcádia [s.d.]. Bibliografia crítica sobre Samuel Beckett.

ABBOTT, H. Porter. Tyranny and theatricality: the example of Samuel Beckett. In: Theatre Journal. Vol. 40, n.1, March 1988, pp. 77-87.

ACKERLEY, C. J.; GONTARSKI, S. E. The Grove companion to Beckett. New York: Grove Press, 2004.

ALVAREZ, A. Samuel Beckett. New York: Viking Press, 1973.

ANDRADE, Fábio de Souza. Samuel Beckett: o silêncio possível. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

ANDRADE, Fábio de Souza. Matando o tempo: o impasse e a espera. In: BECKETT, Samuel. Fim de partida. São Paulo: Cosac Naify, 2002, pp. 7-31.

ANDRADE, Fábio de Souza. A felicidade desidratada. In: BECKETT, Samuel. Dias felizes. São Paulo: Cosac Naify, 2010, pp. 7-24.

ASMUS, Walter D. Practical aspects of theatre, radio and television: rehearsal notes for the German premiere of Beckett’s That time and Footfalls at the SchillerTheater Werkstatt, Berlin (directed by Beckett). In: Journal of Beckett Studies. Trad.Helen Watanabe. Summer 1977, n.2. pp. 82-95.

BRATER, Enoch. The “absurd” actor in the theatre of Samuel Beckett. In: Education Theatre Journal. Volume 27, n. 2, May 1975, pp. 197-207.

BRATER, Enoch. Beyond minimalism: Beckett’s late style in the theater. Oxford: Oxford University Press, 1987.

BRYDEN, Mary; GARFORTH, Julian; MILLS, Peter (eds.). Beckett at Reading: catalogue of the Beckett manuscript collection at the University of Reading. Reading: White knights Press / Beckett International Foundation, 1998.

CHABERT, Pierre (ed.). Revue d’Esthétique: Hors série 1990. Paris: Jean-Michel Place, 1990.

COE, Richard N. Samuel Beckett. New York: Grove Press, 1970.

COHN, Ruby. Samuel Beckett: the comic gamut. New Jersey: Rutgers University Press, 1962.

COHN, Ruby. Back to Beckett. Princeton: Princeton UniversityPress, 1973.

COHN, Ruby. Just play: Beckett’s theater. Princeton: Princeton University Press, 1980.

COHN, Ruby. A Beckett canon. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2005.

COHN, Ruby. A Krapp chronology. In: Modern Drama. Volume 49, n.4, Winter 2006, pp. 514-524.

CONNOR, Steven. Samuel Beckett: repetition, theory and text. Oxford: Blackwell,1988.

CRAIG, George; FEHSENFELD, Martha Dow; GUNN, Dan; OVERBECK, Lois More (ed.). The letters of Samuel Beckett, Vol. IV: 1966-1989. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

DOHERTHY, Francis. Samuel Beckett. London: Hutchinson University Library, 1971.

ESSLIN, Martin. O Teatro do absurdo. Trad. Barbara Heliodora. Rio de Janeiro:Zahar, 1968. ‘Godot’, the authorized version (Schiller Theater Company at the Royal Court Theatre). In: Journal of Beckett Studies. Winter 1976, n.1, pp. 98-100.

FEDERMAN, Raymond; GRAVER, Lawrence (ed.). Samuel Beckett: the critical heritage. London: Routledge & Kegan Paul, 1979.

FEHSENFELD, Martha; MCMILLAN, Dougald. Beckett in the theatre: the author as a practical playwright and director. London: John Calder, 1988.

FLETCHER, John; SPURLING, John. Beckett: a study of his plays. London: Eyre Methuen, 1972.

GATTI, Luciano. Samuel Beckett e o minimalismo. In: Viso – cadernos de estética aplicada. Rio de Janeiro: 2018, n. 23, pp. 210-237.

GONTARSKI, S. E. Crapp’s first tapes: Beckett’s manuscript revisions of “Krapp’s last tape”. In: Journal of Modern Literature, vol. 6, n.1, Samuel Beckett Special Number 1977, pp. 61-68.

GONTARSKI, S. E. The intent of undoing in Samuel Beckett’s dramatic texts. Bloomington: Indiana University Press, 1985.

GONTARSKI, S. E. (org.). On Beckett: essays and criticism. New York: Grove Press, 1986.

GONTARSKI, S. E. (ed.). The theatrical notebooks of Samuel Beckett vol. 4: the shorter plays. London: Faber and Faber, 1994. Revisando a si mesmo: o espetáculo como texto no teatro de Samuel Beckett. In: Sala Preta – revista do PPG em Artes Cênicas ECA-USP. Trad. Robson Corrêa de Camargo e Adriana Fernandes. São Paulo: ECA-USP, 2008, n. 8, pp. 261-280.

GONTARSKI, S. E. (ed.). The theatrical notebooks of Samuel Beckett vol. 2: Endgame. London: Faber and Faber, 2019.

GUSSOW, Mel. Conversations with and about Beckett. New York: Grove Press, 1996.

HARMON, Maurice (ed.). No author better served: the correspondence between Samuel Beckett and Alan Schneider. Cambridge: Harvard University Press, 1998.

HAYNES, John; KNOWLSON, James. Images of Beckett. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

HAYMAN, Ronald. Samuel Beckett. New York: Frederick Ungar Publishing Co., 1973.

HULLE, Dirk Van; NIXON, Mark. Performance and Beckett’s “bare room”. In: Journal of Beckett Studies. Edinburg: Edinburg University Press, 2014, Vol. 23, n. 1, pp. 10-23. The making of Samuel Beckett’s Krapp’s last tape/ La dernière bande. London: Bloomsbury, 2015.

KALB, Jonathan. Beckett in performance. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

KENNER, Hugh. Samuel Beckett: a critical study. Berkeley: University of California Press, 1968.

KNOWLSON, James. Samuel Beckett: an exhibition. London: Turret Books, 1971. Krapp’s Last Tape: the evolution of a play, 1958-1975. In: Journal of Beckett Studies. Winter 1976, n.1, s-p. Practical aspects of theatre, radio and television – extracts from an unscripted interview with Billie Whitelaw by James Knowlson. In: Journal of Beckett Studies. Summer 1978, n.3, pp. 85-90.

KNOWLSON, James. Theatre workbook 1: Samuel Beckett, Krapp’s last tape. London: Brutus Books Ltd., 1980.

KNOWLSON, James. (ed.). Happy days: Samuel Beckett’s production notebook. New York: Grove Press, 1985.

KNOWLSON, James. Beckett as director: the manuscript production notebooks and critical interpretation. In: Modern Drama. Volume 30, n.4, Winter 1987, pp. 451-465.

KNOWLSON, James. (ed.). The theatrical notebooks of Samuel Beckett vol. 3: Krapp’s last tape. London: Faber and Faber, 1992.

KNOWLSON, James. Damned to fame: the life of Samuel Beckett. New York: Simon & Schuster, 1997.

KNOWLSON, James; PILLING, John. Frescoes of the skull: the later prose and drama of Samuel Beckett. New York: Grove Press, 1980.

KNOWLSON, James; MCMILLAN, Dougald (eds.). The theatrical notebooks of Samuel Beckett vol.1: Waiting for Godot. New York: Grove Press, 1993.

LAWLEY, Paul. Stages of identity: from Krapp’slast tape to Play. In: PILLING, John (ed.). The Cambridge Companionto Beckett. Cambridge: Cambridge UniversityPress, 1994, pp. 88-105.

LYONS, Charles R. Samuel Beckett. London: The MacMillan Press, 1983.

LYONS, Charles R. BECKER, Barbara S. Directing/acting Beckett. In: Comparative Drama. N.19, Winter 1985/86, pp. 289-304.

MCMULLAN, Anna. Theatre on trial: Samuel Beckett’s later drama. London: Routledge, 1993.

MCMULLAN, Anna. Beckett as director: the art of mastering failure. In: PILLING, John (ed.). The Cambridge Companion to Beckett. Cambridge: Cambridge University Press, 1994, pp. 196-208.

MERCIER, Vivian. Beckett / Beckett. New York: Oxford University Press, 1979.

OPPENHEIM, Lois (ed.). Directing Beckett. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1997.

PILLING, John. Samuel Beckett. London: Routledge & Kegan Paul, 1976.

PILLING, John. A Samuel Beckett chronology. London: Palgrave Macmillan, 2006.

POUNTNEY, Rosemary. Theatre of shadows: Samuel Beckett’s drama 1956-1976. London: Colin Smythe Limited, 1998.

RAMOS, Luiz Fernando. Beckett: de dramaturgo a encenador através das rubricas. In: O parto de Godot e outras encenações imaginárias. São Paulo: Hucitec / FAPESP, 1999, pp. 53-91. A rubrica como literatura da teatralidade: modelos textuais e poéticas da cena. In: Sala Preta – revista do PPG em Artes Cênicas ECA-USP. São Paulo: ECA-USP, 2001, n. 1, pp. 9-22.

ROBINSON, Michael. The long sonata of the dead: a study of Samuel Beckett. London: Rupter Hart-Davis, 1970.

SANTOS, Felipe Augusto de Souza. Samuel Beckett: de dramaturgo a encenador. In: Magma.São Paulo: DTLLC/USP, 2015, v. 22, n. 12, pp. 163-180. Sombras do opus magnum: Samuel Beckett dirige A última gravação de Krapp. In: Eutomia. Recife: UFPE, 2017, v. 1, n. 20, pp.12-29. Revolvendo tudo isso: Samuel Beckett encena Footfalls. In: Revista Limiar. São Paulo: UNIFESP, 2021, v. 8, n. 16, pp. 56-86.

SANTOS, Felipe Augusto de Souza. Dirigiendo Footfalls: los elementos poéticos en las puestas en escena de Samuel Beckett. In: Beckettiana. Buenos Aires: UBA, 2023, n. 20, pp. 95-106.

VASCONCELLOS, Cláudia Maria de. Teatro inferno: Samuel Beckett. São Paulo: Terracota, 2012.

VASCONCELLOS, Cláudia Maria de. Samuel Beckett e seus duplos: espelhos, abismos e outras vertigens literárias. São Paulo: Iluminuras, 2017.

WEST, Sarah. Say it: the performative voice in the dramatic works of Samuel Beckett. Amsterdam: Rodopi, 2010.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Santos, F. de S. (2024). Samuel Beckett dirige Play: das colaborações com Alan Shneider, George Devine e Jean-Marie Serreau à encenação no Schiller-theater werkstatt. Literatura E Sociedade, 30(39), 143-166. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i39p143-166