O intelectual e a celebridade: considerações sobre Roberto Schwarz, Frederico Fellini e Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i41p273-287Palavras-chave:
Roberto Schwarz, Federico Fellini, Chico Buarque, intelectualResumo
Este texto pretende identificar momentos-chave do ensaio “8½ de Fellini: o menino perdido e a indústria”, escrito por Roberto Schwarz em 1964, para aferir a produtividade de seus achados em um exercício de literatura comparada, voltado para uma discussão do romance Bambino a Roma (2024), de Chico Buarque. Nossa hipótese e que o romance atualiza a figura do intelectual identificada por Schwarz no filme de Fellini, dando-lhe nova feição.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Notas de literatura 1. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades & Editora 34. 2003.
BAUDRY, Jean Louis. “Cinema: efeitos ideológicos prodúzidos pelo aparelho de base”. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
BUARQUE, Chico. Bambino a Roma. Sa o Paúlo: Companhia das Letras, 2024.
EAGLETON, Terry. Teoria literária: uma introdução. Sa o Paúlo: Martins Fontes, 1983.
JAMESON, Fredric. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
MARTINS, Lúiz Renato. Conflito e interpretação em Fellini. São Paulo: Edusp, 1994.
SCHWARZ, Roberto. A sereia e o desconfiado. RJ: Paz e Terra, 1981.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1990.
SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
TASSONE, Aldo. Fellini 23½, Tutti i film. Cineteca Bologna: Bologna, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.