O espectador como Narciso, o teatro como espelho. Considerações sobre as peças Amor no Espelho, de Giovan Battista Andreini, e Narciso, de Jean-Jacques Rousseau

Autores

  • Ana Portich Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i15p134-143

Palavras-chave:

Filosofia, teatro, Rousseau.

Resumo

Peças de teatro como Amor no espelho, escrita por Giovan Battista Andreini em 1622, e Narciso, de Jean-Jacques Rousseau (1752), tematizam a condição de um espectador submetido à moral estabelecida ou inserido em determinada estrutura política. Portanto, aqui o mito de Narciso e o tema do espelhamento não se restringem ao âmbito da psique individualizada.

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Publicado

2011-12-29

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Portich, A. (2011). O espectador como Narciso, o teatro como espelho. Considerações sobre as peças Amor no Espelho, de Giovan Battista Andreini, e Narciso, de Jean-Jacques Rousseau. Literatura E Sociedade, 16(15), 134-143. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i15p134-143