O compromisso político de Bertolt Brecht

Autores

  • Beatriz Calló Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210604

Palavras-chave:

Bertolt Brecht, Teatro épico, Engajamento, Peças didáticas

Resumo

Bertolt Brecht (1898-1956), dramaturgo e diretor alemão, dedicou o conjunto de sua obra ao pensamento crítico e à exploração dos funcionamentos dos processos sociais. Seu compromisso com as questões políticas e culturais de sua época – como o avanço do nazifascismo, sua vida no exílio e as críticas ao capitalismo –, assim como a formulação teórica de uma nova forma de produção teatral que se contrapõe ao teatro burguês, hegemônico e mercadológico, encontram concretude em sua prática artística, realizada coletivamente no trabalho do Berliner Ensemble, grupo teatral criado por ele e Helene Weigel, em setembro de 1949. Foi seu envolvimento com as questões sociais que o levou a desenvolver um novo jeito de fazer teatro e a radicalizar e refuncionalizar o aparelho. A partir do diálogo com Adorno e Benjamin, o artigo debate a questão do engajamento brechtiano, à luz de aspectos de sua obra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Calló, Universidade de São Paulo

    Beatriz Calló é doutoranda em Língua e Literatura Alemã na Universidade de São Paulo.

Referências

ADORNO, Theodor W. “Commitment”. In: Notes to literature. Nova York: Columbia University Press, vol. II, 1992, pp. 76-94.

BARNETT, David. Brecht in practice – Theatre, theory and performance. Londres: Bloomsbury, 2015.

BARNETT, David. The rise and fall of Modelbooks, Notate and the Brechtian method: Documentation and the Berliner Ensemble’s Changing Roles as a Theatre Company. Theatre Research International, 41: 2, 2016, pp. 106-121.

BENJAMIN, Walter. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2017.

BORNHEIM, Gerd. Brecht – A estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

BRECHT, Bertolt. Schriften zum Theater. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, Vol. I-VII, 1963.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BRECHT, Bertolt. Bertolt Brecht’s Me-Ti – Book of interventions in the flow of things. Londres: Bloomsbury, 2016.

BRECHT, Bertolt.; BERLAU, Ruth; HUBALEK, Claus; PALITZSCHPALITZSCH, Peter; RÜLICKER, Käthe. Theaterarbeit. Dresden: VVV Dresdner Verlag, 1952.

COSTA, Iná Camargo. Sinta o drama. Petrópolis: Vozes, 1998.

DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 2010.

JAMESON, Fredric. Brecht e a questão do método. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

KOUDELA, Ingrid. Texto e jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KOUDELA, Ingrid. . (org.). Um vôo brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.

PASTA, José Antônio. Trabalho de Brecht. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2010.

SCHWARZ, Roberto. “Altos e baixos da atualidade de Brecht”. In: Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, pp. 113-148.

WEKWERTH, Manfred. Diálogo sobre a encenação – Um manual de direção teatral. São Paulo: Hucitec, 1986.

WEKWERTH, Manfred.. Daring to play – a Brecht companion. Londres: Routledge, 2011.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Ensaios de Curso

Como Citar

Calló, B. . (2023). O compromisso político de Bertolt Brecht . Magma, 28(18), 50-64. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210604