Movimento literário e movimento dos trabalhadores (1922)

Autores

  • Hatsunosuke Hirabayashi Sem registro de afiliação
  • Fabio Pomponio Saldanha Universidade de São Paulo
  • Felipe Chaves Gonçalves Pinto Universidade de São Paulo
  • Gustavo Perez Katague Universidade de São Paulo
  • João Marcelo Amaral Reimão Monzani Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210623

Palavras-chave:

Hirabayashi Hatsunosuke, Tradução, Literatura proletária japonesa, Representação

Resumo

Tradução para o português do texto "文芸運動と労働運動", de Hirabayashi Hatsunosuke, no qual o autor se dedica a apresentar sua teoria responsável por unir representação política e estética, demonstrando quais seriam os caminhos possíveis para união dos termos que, em um primeiro momento, pareceriam discrepantes ou impossíveis de união.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hatsunosuke Hirabayashi , Sem registro de afiliação

    Hirabayashi Hatsunosuke (平林初之輔 [1892-1931]) foi um dos primeiros a escrever obras que tivessem como base o materialismo dialético no Japão. Entre suas publicações, destacam-se 無産階級の文化 (Musan kaikyū no bunka, A cultura da classe proletária, 1923, coletânea de artigos) e 政治的価値と芸術的価値 (Seijiteki kachi to geitsuteki kachi, "Valores políticos e literários", ensaio de 1929). Formado em Waseda, faleceu em Paris.

  • Fabio Pomponio Saldanha , Universidade de São Paulo

    Fabio Pomponio Saldanha é discente no programa de Doutorado Direto em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (DTLLC-USP). Possui graduação em Letras - Japonês pela mesma universidade, tendo realizado intercâmbio na 愛知県立大学 (Aichi Prefectural University - APU).

  • Felipe Chaves Gonçalves Pinto, Universidade de São Paulo

    Felipe Chaves Gonçalves Pinto é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo (PPGLLCJ-USP).

  • Gustavo Perez Katague, Universidade de São Paulo

    Gustavo Perez Katague é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (PPGLLCJ-USP). Possui graduação em Letras - Japonês pela mesma universidade, tendo realizado intercâmbio de pesquisa na Universidade de Osaka.

  • João Marcelo Amaral Reimão Monzani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    João Marcelo A. R. Monzani é professor do Curso de Japonês no Departamento de Línguas Orientais e Eslavas (DLOE), na Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista da Japan Foundation em Programa Sakura de treinamento para professores no Japanese-Language Institute, Urawa, Província de Saitama, Japão (2016). Doutor (2015) pelo Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com bolsa (de abril 2012 a março 2014) do Ministério da Cultura do Japão (MEXT) na Universidade de Osaka. É mestre (2011) em Letras pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e graduado (2007) em Letras (habilitação em Japonês e Português) ambos pela FFLCH-USP.

Referências

HIRABAYASHI, Hatsunosuke. “文藝運動と勞働運動” (“Bungēundōto rōdōundō”). Disponível em . Acesso em 21 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Tradução

Como Citar

Movimento literário e movimento dos trabalhadores (1922) . (2023). Magma, 28(18), 223-226. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210623