A presença feminina na literatura medauariana: “O facão” e os temores da mulher não canonizada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214665Palavras-chave:
Literatura sul-baiana, Jorge Medauar, Mulher não canonizada, DescentramentoResumo
Este ensaio estuda a presença feminina na literatura medauariana no conto “O facão” (MEDAUAR, 1975). Para tanto, analisa como Medauar tematiza a violência contra mulher a fim de compreender as ideologias patriarcais ancoradas na sociedade sul-baiana do século XX. Assim, estabelece um contraponto entre a representação feminina no enredo medauariano e na narrativa sul-baiana tradicional. O estudo de natureza bibliográfica toma como aparato teórico o conceito de “descentramento” (GINZBURG, 2012a) e as concepções de gênero (CAMPOS, 1992; SACRAMENTO, 2001), bem como os estudos sobre elementos narrativos (CORTÁZAR, 2004; CHIAPPINI, 2002) e “a literatura sobre uma região” (ARENDT, 215). A conclusão é de que Medauar moderniza a presença feminina no imaginário social da época pela representação de uma mulher não canonizada, a qual é protagonizada por Lurdinha, personagem estranha aos estereótipos corroborados pelo centro do poder econômico e simbólico da região Sul da Bahia.
Downloads
Referências
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 85. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Caso do vestido. In. ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 1991.
ARENDT, João Claudio. Notas sobre regionalismo e literatura regional: perspectivas conceituais. Todas as letras, São Paulo, v. 17, n. 2, 2015, pp. 110-126.
ASSIS, Luana Isabel Silva de. Para além do cacau: descentramanto em contos de Jorge Medauar. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201610166D.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.
BRAIT, Beth. A personagem. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999.
CAMPOS, Maria Consuelo Cunha. Gênero. In. JOBIM, José Luís (org). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992, pp. 111-126.
CHIAPPINI, Ligia. O foco narrativo. 10. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
CORTÁZAR, Júlio. Valise de cronópio. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Trad. de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, n. 53, 2002, pp. 166-182. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i53p166-182. Acesso em: 15 nov. 2023.
GINZBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas, n. 2, 2012a, pp. 199-221. Disponível em: https://doi.org/10.13130/2240-5437/2790. Acesso em: 15 nov. 2023.
GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas/São Paulo: Autores associados, 2012b.
MECKLENBURG, Nobert. Regionalismo literário em tempos de globalização. Trad. de Ana Helena Krause. In. ARENDT, João Cláudio; NEUMANN, Gerson Roberto [org.]. Regionalismus – Regionalismos: subsídios para um novo debate. Caxias do Sul: Educs, 2013. pp. 173-196.
MEDAUAR, Jorge. Jorge Medauar conta estórias de Água Preta. São Paulo/Brasília: GRD/INL, 1975.
REIS, Roberto. Cânon. In. JOBIM, José Luís (org). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992, pp. 65-92.
SACRAMENTO, Sandra Maria Pereira do. O perfil feminino na obra José Lins do Rêgo: opressão e discernimento. Dissertar, v. 1, n. 1, 2001, pp. 18-21. Disponível em: http://revistadissertar.adesa.com.br/index.php/revistadissertar/article/view/226. Acesso em: 15 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rebeca Silva Rosa, Cristiano Augusto da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001