Performance e testemunho: linguagem, corpo e memória em "Um corpo à deriva", de Edimilson de Almeida Pereira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214673Palavras-chave:
Performance, Testemunho, Corpo, Memória, LinguagemResumo
O trabalho investiga as relações entre performance e testemunho na obra Um corpo à deriva (2020), de Edimilson de Almeida Pereira. Ao tematizar a relação entre os personagens negros e a história de seu país, o romance aborda a necessidade de elaboração de uma linguagem capaz de produzir um lugar subjetivo para os personagens, e a experiência do corpo, que aparece tanto enquanto receptáculo dos discursos dominantes, quanto como o espaço de sua reelaboração e transformação, e podem, assim, ser aproximadas da ideia de performance. A partir especialmente das reflexões de Walter Benjamin, Homi Bhabha, Adorno e Paul Zumthor, o presente trabalho pretende analisar o livro Um corpo à deriva ressaltando a sua dimensão performativa no que tange a sua relação entre memória, corpo e linguagem.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Engagement. In. Notas de literatura. Trad. de Celeste Aida Galeão e Idalina Azevedo da Silva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas, v.1). Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. de Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In. NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Marcio (orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.
AGNEBIN, Jeanne Marie. Verdade e memória do passado. In. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação. Trad. de Claudia Berliner. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Um corpo à deriva: dança. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2020.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Inês Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001