Performance e testemunho: linguagem, corpo e memória em "Um corpo à deriva", de Edimilson de Almeida Pereira

Autores

  • Inês Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214673

Palavras-chave:

Performance, Testemunho, Corpo, Memória, Linguagem

Resumo

O trabalho investiga as relações entre performance e testemunho na obra Um corpo à deriva (2020), de Edimilson de Almeida Pereira. Ao tematizar a relação entre os personagens negros e a história de seu país, o romance aborda a necessidade de elaboração de uma linguagem capaz de produzir um lugar subjetivo para os personagens, e a experiência do corpo, que aparece tanto enquanto receptáculo dos discursos dominantes, quanto como o espaço de sua reelaboração e transformação, e podem, assim, ser aproximadas da ideia de performance. A partir especialmente das reflexões de Walter Benjamin, Homi Bhabha, Adorno e Paul Zumthor, o presente trabalho pretende analisar o livro Um corpo à deriva ressaltando a sua dimensão performativa no que tange a sua relação entre memória, corpo e linguagem. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Inês Oliveira, Universidade Federal Fluminense

    Inês Oliveira é mestranda no programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense. Formada em Letras - Literaturas pela mesma universidade, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq) e integrante do Programa de Licenciaturas Internacionais. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Contato: oliveiraines@id.uff.br

Referências

ADORNO, Theodor W. Engagement. In. Notas de literatura. Trad. de Celeste Aida Galeão e Idalina Azevedo da Silva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas, v.1). Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. de Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In. NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Marcio (orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

AGNEBIN, Jeanne Marie. Verdade e memória do passado. In. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação. Trad. de Claudia Berliner. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Um corpo à deriva: dança. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2020.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Tema livre

Como Citar

Performance e testemunho: linguagem, corpo e memória em "Um corpo à deriva", de Edimilson de Almeida Pereira. (2023). Magma, 19, 129-142. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214673

Dados de financiamento