Atirar no vazio: Notas sobre a motivação da ação em Hedda Gabler (1890)

Autores

  • Ana Hirszman de Arruda Sampaio Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.236227

Palavras-chave:

Ibsen, Hedda Gabler, Crise do drama

Resumo

Hedda Gabler (1890), a oitava peça do chamado “ciclo moderno” de Henrik Ibsen, leva ao paroxismo a impotência da personagem dramática. Hedda persegue agonicamente a realização da ação, mas esta escapa à lógica causal e interindividual do drama burguês. “Então o que é que a movia, que força é que a movia?” – a pergunta feita à Hedda é também a que nos fazemos aqui. O ensaio se aproxima da questão sob o prisma do atirar no vazio – gesto da personagem que, simultaneamente, se revolta contra a paralisia e nada atinge.

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Biografia do Autor

  • Ana Hirszman de Arruda Sampaio, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    É graduada em Audiovisual pela Escola de Artes e Comunicações da Universidade de São Paulo (2022). Atualmente, desenvolve pesquisa de mestrado junto ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

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Publicado

2025-11-08

Edição

Seção

Ensaios de Curso

Como Citar

Sampaio, A. H. de A. (2025). Atirar no vazio: Notas sobre a motivação da ação em Hedda Gabler (1890). Magma, 1(21), 258-268. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.236227