Atirar no vazio: Notas sobre a motivação da ação em Hedda Gabler (1890)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.236227Palavras-chave:
Ibsen, Hedda Gabler, Crise do dramaResumo
Hedda Gabler (1890), a oitava peça do chamado “ciclo moderno” de Henrik Ibsen, leva ao paroxismo a impotência da personagem dramática. Hedda persegue agonicamente a realização da ação, mas esta escapa à lógica causal e interindividual do drama burguês. “Então o que é que a movia, que força é que a movia?” – a pergunta feita à Hedda é também a que nos fazemos aqui. O ensaio se aproxima da questão sob o prisma do atirar no vazio – gesto da personagem que, simultaneamente, se revolta contra a paralisia e nada atinge.
Downloads
Referências
CÂNDIDO, Antonio; ROSENFELD , Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Persp ectiva, 2014.
EAGLETON, Terry. Doce violência: a ideia do trágico. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
EWBANK, Inga-Stina. Henrik Ibsen: national language and international drama. In: JOHANSSON, Egil Törnqvist (Org.). Contemporary Approaches to Ibsen . Vol. 6. Oslo: Universitetsforlaget, 1988. p. 57–67.
MARCHESAN, Guilherme. O burguês em queda: alienação e crise do drama em O construtor Solness , de Ibsen. 2022. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
MOI, Toril. Henrik Ibsen and the Birth of Modernism. New York: Oxford University Press Inc., 2006.
MORETTI, Franco. Ibsen e o espírito do capitalismo. In: MORETTI, Franco. O burguês: entre a história e a literatura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Três estrelas, 2014.
ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto I . São Paulo: Perspectiva, 1996.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2018.
WILLIAMS, Raymond. Henrik Ibsen. In: WILLIAMS, Raymond. Drama, from Ibsen to Brecht. Chatto & Windus. London, 1965.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880 - 1950). Tradução de Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Hirszman de Arruda Sampaio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).