Balzac e o Livro do Apocalipse
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.236238Palavras-chave:
Honoré de Balzac, Livro do Apocalipse, Bíblia, Ironia, Jesus Cristo em FlandresResumo
Inspirado no Apocalipse de João, Honoré de Balzac convoca Jesus Cristo para uma segunda visita à Terra e o transforma em cúmplice para reinventar parte da profecia do fim dos tempos, agora adaptada ao Armagedom de Roma. O romancista imagina uma hecatombe simbólica do mundo religioso, profetizando a queda do Império das Catedrais, ou seja, da Igreja Romana, com seus sacerdotes, dogmas e sacramentos. O catolicismo é julgado e condenado pela fúria divina. O clímax dessa condenação está em Jesus Cristo em Flandres (Jésus-Christ en Flandre), conto no qual Balzac recria a passagem do Evangelho de João, ao transportar a cena do filho de Deus caminhando sobre as águas para o gelado litoral da Bélgica. Na segunda parte da narrativa, a figura da grande prostituta do Apocalipse é aludida para representar a decadência oitocentista da Igreja de Pedro. Este artigo vai destacar e analisar os momentos mais significativos de Jesus Cristo em Flandres.
Downloads
Referências
Obras de Balzac:
BALZAC, Honoré de. “História da Grandeza e da Decadência de César Birotteau”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Trad. Gomes da Silveira.Porto Alegre: EditoraGlobo, 1956a. p. 327-589, v. VIII.
BALZAC, Honoré de. “Esplendores e Misérias das Cortesãs”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Trad. Casemiro Fernandes. Porto Alegre: Editora Globo, 1956b, p. 15-481, v. IX.
BALZAC, Honoré de. “O Cura da Aldeia”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana.Trad. Vidal de Oliveira. Porto Alegre: Editora Globo, 1959a, p. 11-219, v. XIV.
BALZAC, Honoré de. “O Lírio do Vale”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Trad. Gomes da Silveira. Porto Alegre: Editora Globo, 1959b, p. 233-461, v. XIV.
BALZAC, Honoré de. “Jesus Cristo em Flandres”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Trad. Vidal de Oliveira. Porto Alegre: Editora Globo, 1959c, p. 245-259, v. XV.
BALZAC, Honoré de. “Os Proscritos”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Trad. Mário Quintana. Porto Alegre: Editora Globo, 1959d, p. 651-677, v. XVI.
BALZAC, Honoré de. “Louis Lambert”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Trad. Casemiro Fernandes. Porto Alegre: Editora Globo, 1959e, p. 11-102, v. XVII.
BALZAC, Honoré de. “Seráta”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Trad. Mário Quintana. Porto Alegre: Editora Globo, 1959f, p. 111-222, v. XVII.
BALZAC, Honoré. “Préface du Livre Mystique”. In: BALZAC, Honoré de. La Comédie Humaine. Paris: Éditions Gallimard, 1980, p. 501-509, t. XI.
BALZAC, Honoré de. Lettres à Madame Hanska – t.I e t.II. Paris: Éditions Robert Laffont, 1990.
BALZAC, Honoré de. Des artistes: Œuvres Diverses. Paris: Gallimard, 1996.
Bíblia:
APOCALYPSE DE SAINT JEAN, APÔTRE. In: LA BIBLE. Trad. Lemaître de Sacy. Paris: Éditions Robert Laffont, 1990, p. 1599-1619.
ÉVANGILE SELON SAINT JEAN. In: LA BIBLE. Trad. Lemaître de Sacy. Paris: Éditions Robert Laffont, 1990, p. 1378–1410.
Obras gerais:
AZIZA, Claude. “Jésus dans le roman contemporain”. In: JOHNSON, Annick; HEITZ, Françoise (Org). Les Figures du Christ dans L’art, l’Histoire et la Littérature. Colloque Université d’Artois. Paris: Editora L’Harmattan, 2001, p. 157-162.
BARON, Anne-Marie. Balzac Occulte. Alchimie, Magnétisme, Sociétés Secrètes. Lausanne : Éditions L’Âge d’Homme, 2012.
BARON, Anne-Marie. Balzac et la Bible. Paris : Honoré Champion Éditeur, 2018.
BARON, Anne-Marie. Balzac ou l’auguste mensonge. Paris: Éditions Nathan, 1998.
BERTAULT, Philippe. Balzac et la Religion. Genève: Slatkine Reprints, 2002.
BRANDES, Georg. “Balzac”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana — Vol. IX. Trad. BereniceXavier. Porto Alegre: Editora Globo, 1956, p. XIII–XL. Trad.: A. Topin feita a partir da versão francesa publicada em Les Grands Courants Littéraires au XIX Siècle: l’École Romantique en France. Paris: A. Michalon, 1902, p. 147-190.
EAGLETON, Terry. Jesus Cristo — Os Evangelistas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009.
FARGEAUD, Madeleine. “Introduction à Jésus-Christ en Flandres”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Paris: Bibliothèque de la Pléiade, 1979, p. 297-310, t. X.
HANSEN, João Adolpho. Alegoria – Construção e Interpretação da Metáfora. Campinas: Hedra, 2006.
JOHNSON, Annick; HEITZ, Françoise. “Introduction a Les Figures du Christ dans L’art, l’Histoire et la Littérature”. In: JOHNSON, Annick; HEITZ, Françoise. (Org). Les Figures du Christ dans L’art, l’Histoire et la Littérature. Colloque Université d’Artois. Paris: Editora L’Harmattan, 2001, p. 9-11.
JUNG, Willi. Une défense de l’Église: ’Jésus-Christ en Flandre. L’Année Balzacienne, Paris, p. 113-130, 2013.
OSUGA, Saori. Séraphîta e la Bible. Paris : Honoré Champion Éditeur, 2017.
PIERROT, Roger. Honoré de Balzac. Paris: Éditons Fayard, 1994.
RÓNAI, Paulo. “Introdução ao conto Jesus Cristo em Flandres”. In: BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana — Vol. XV. Porto Alegre: Editora Globo, 1959, p. 241-243.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucius De Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).