Jorge Luis Borges e os narradores de segunda mão de El informe de Brodie (1970).

Autores

  • Umberto Luiz Miele Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.236292

Palavras-chave:

Contos, Ficção, Jorge Luis Borges, Literatura Argentina, Voz Narrativa

Resumo

O escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) lança, em 1970, uma coleção de onze contos inéditos, reunidos no livro El informe de Brodie. Definidos desde o Prólogo como relatos “diretos e realistas”, distinguem-se dos “barrocos e labirínticos” da sua contística anterior (Ficciones [1944] e El Aleph [1949]) pela temática local. O objetivo deste artigo é analisar o papel do narrador nos contos que revisam a obra do escritor e alguns posicionamentos estéticos e político-culturais do passado, enquanto operam para resgatar uma voz que se perde. Borges utiliza-se de narradores informantes e histórias escutadas de segunda mão para elaborar ficcionalmente contos que tentam resgatar essa voz por meio de segundos narradores que muitas vezes entram em choque consigo mesmos ou com suas fontes.

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Biografia do Autor

  • Umberto Luiz Miele, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Possui graduação em FFLCH-USP pela Universidade de São Paulo (1984) e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2022). Doutorando no PPG em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana na FFLCH-USP, atuando principalmente nos temas: Jorge Luis Borges, literatura hispano-americana, violência.

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Publicado

2025-11-08

Como Citar

Miele, U. L. (2025). Jorge Luis Borges e os narradores de segunda mão de El informe de Brodie (1970). Magma, 1(21), 215-222. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.236292