A arte de ver, ou a impossível arte de desver
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.236341Palavras-chave:
Alice Munro, olhar, aura, Charles BaudelaireResumo
Alice Munro, renomada contista canadense, pouco deixou escrito sobre os desafios da criação literária. Em sua obra, no entanto, é possível localizar contos que versam sobre tal questão, escoando concepções interessantes sobre o fazer artístico e a matéria a partir da qual se formula a ficção. Para além do breve comentário sobre contos que tratam explicitamente do tema – como “Material”, da coletânea Something I’ve been meaning to tell you (2011), e “The Photographer”, de Lives of Girls and Women (2014) –, a proposta deste ensaio é sondar uma matéria mais ambígua: a relação que suas narrativas estabelecem com o olhar, intuindo que há nisso algo que se possa dizer acerca do olhar do artista – seus poderes, seus riscos, suas dores. As reflexões são erigidas a partir do conceito de aura, de Walter Benjamin, diretamente vinculado à maneira como encontra-se inscrito na poesia de Charles Baudelaire, especificamente em alguns poemas de As flores do mal (2019).
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução e organização de Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2024. p. 103-149.
BENJAMIN, Walter. Parque Central. In: BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2024. p. 153-189.
CARSON, Anne. Eros: o doce-amargo: um ensaio. Tradução de Julia Raiz. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O rumor das distâncias atravessadas. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006. p. 145-161.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. São Paulo: Editora 34, 2014. O olhar contido e o passo em falso. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014. p. 121-130.
MUNRO, Alice. Material. In: MUNRO, Alice. Something I’ve been meaning to tell you. London: Vintage Books, 2014. p. 28-52.
MUNRO, Alice. Epilogue: The Photographer. In: MUNRO, Alice. Lives of Girls and Women. London: Vintage Books, 2011. p. 265-276.
MUNRO, Alice. O amor de uma boa mulher. In: MUNRO, Alice. O amor de uma boa mulher. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 11-91.
MUNRO, Alice. Dear Life. London: Vintage Books, 2013.
MUNRO, Alice. Trespasses. In: MUNRO, Alice. Runaway: Stories. New York: Vintage Books, 2006. p. 197-235.
MUNRO, Alice. Powers. In: MUNRO, Alice. Runaway: Stories. New York: Vintage Books, 2006. p. 270-335.
MUNRO, Alice. What is real? 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 de jan. de 2025.
MUNRO, Alice. Alice Munro, The Art of Fiction No. 137. [Entrevista concedida a] Jeanne McCulloch & Mona Simpson. Paris Review, New York, n. 131, 1994.
PIGLIA, Ricardo. Os sujeitos trágicos (literatura e psicanálise). In.: PIGLIA, Ricardo. Formas Breves. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 29-36.
PROUST, Marcel. Para o lado de Swann. Tradução de Mario Sergio Conti. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. (À procura do tempo perdido; v.1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marina Soares Nogara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).