Écfrase e(m) poesia: um breve itinerário teórico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.236347Palavras-chave:
Écfrase, Poesia, Estudos interartesResumo
Este artigo busca efetuar um resgate das principais reflexões sobre écfrase no âmbito da lírica, publicadas entre a segunda metade do século XX e os anos iniciais do século XXI. A partir da reabilitação do termo operada por Leo Spitzer (2002), traça-se um percurso que identifica pontos seminais ao debate, tais como o princípio ecfrástico de Murray Krieger (2019), para quem a ilusão do signo natural (pictórico) corresponderia à principal ambição do procedimento, o modelo paragonal de James Heffernan (1993), baseado em uma perspectiva (ideológica) dicotômica entre texto e imagem, e o reconhecimento de uma relação dialógica colaborativa entre o verbal e o visual, conforme preconizam Elizabeth Loizeaux (2008), David Kennedy (2012, 2015) e Claus Clüver (2019, 2024).
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