Do instinto à nacionalidade: a polêmica da cultura nacional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.1997.80786Palavras-chave:
Nacionalismo na literatura brasileíra, Polêmica Alencar-Nabuco, In versão centro-periferia na análise cultural.Resumo
Por que a idéia de nacionalidade é, para a literatura brasileira, motivo de polê mica? A questão é encarada através da análise de dois casos dessa polêmica, respectiva mente nos séculos XIX e XX. A trajetória brasileira rumo à integridade nacional de sua identidade cultural é brevemente revista, revelando semelhanças significativas entre seus pontos de partida e de chegada.
Downloads
Downloads
Publicado
1997-12-17
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Tavares, C. (1997). Do instinto à nacionalidade: a polêmica da cultura nacional no Brasil. Magma, 4, 43-54. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.1997.80786