Antonio Candido e o exercício da fantasia no nosso tempo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2025.242074Palabras clave:
Romantismo, Modernidade, Imaginação, Forma literária, Tempo presenteResumen
A partir de transcrições e citações de três conferências proferidas por Antonio Candido no final da década de 1980, o texto busca apresentar a concepção do crítico sobre a fantasia, o direito à literatura e o Romantismo. O núcleo da análise está nas aulas ministradas por Candido aos alunos de pós-graduação em Letras do então Instituto de Letras, História e Psicologia de Assis, nas quais o autor delineia as características que considera fundamentais para compreender o Romantismo e a Modernidade. Por fim, o estudo propõe uma hipótese sobre as consequências e tendências que emergem a partir do colapso do espírito romântico, refletindo sobre os caminhos da imaginação e da literatura em nosso tempo.
Descargas
Referencias
ALVES, Castro. Espumas flutuantes. São Paulo: Klick/Estadão, 1997.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2009.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: Momentos decisivos 1750-1880. São Paulo: Todavia, 2023.
CANDIDO, Antonio. O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
CANDIDO, Antonio. Panorama da literatura brasileira no século XX. 7 de Novembro de 1988. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Z0M9A7Bzebc. Último acesso: 10 de outubro de 2025.
CANDIDO, Antonio. Romantismo e modernidade. Curso em 5 sessões, proferido na Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis. Assis: CEDAP, 1989. Disponível em Acervo do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa “Profa. Dra. Anna Maria Martinez Corrêa”.
Candido, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/São Paulo: Duas Cidades, 2004.
ERNAUX, Annie. A escrita como faca e outros textos. São Paulo: Fósforo, 2023.
KORNBLUH, Anna. Imediatez ou o estilo do capitalismo tardio demais. São Paulo: Boitempo, 2025.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
XAVIER, Fontoura. Opalas. 5ª ed. Porto Alegre: Centro de Pesquisas Literárias – PUCRS, 1984.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Nathalia Elisa Colli

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).