Cinemateca brasileira: acervo e pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i19p12-47Abstract
Tomando por base a trajetória e o arquivo da Cinemateca Brasileira, o artigo procura retraçar historicamente a formação do acervo e destacar algumas coleções e lotes específicos, a fim de ressaltar diferentes possibilidades de pesquisa no campo do audiovisual proporcionadas pelos materiais preservados em um arquivo fílmico.Downloads
References
BERNARDET, J.C. O vôo dos anjos. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CORREA JÚNIOR, F. D. A Cinemateca Brasileira – Das luzes aos anos de chumbo. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
FOSTER, L. S. Filmes domésticos: uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira. São Carlos, 2010. 133p. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som). Universidade de São Carlos, 2010.
GAUDREAULT, A. Cinéma et attraction. Paris: CNRS Éditions, 2008.
GOMES, P. E. S. [Carta] 2 abr. 1948, Paris [para] SALLES, Almeida. São Paulo. 3 folhas. Sobre a criação da Filmoteca de São Paulo.
GOMES, P. E. S. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva; Edusp, 1974.
GONÇALVES, A. Onde se começa a fazer cinema sério no Brasil. O Diário. Belo Horizonte, 18 out. 1953.
HEFFNER, H. Cinemateca. In: MIRANDA, L. F.; RAMOS, F. Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2000.
MOTTA, J. C.; Medeiros, Z. F. de M. “Relatório Líder”. São Paulo, 20 maio 1989.
RIBEIRO, J. R. [Carta] 5 jun. 1961, São Paulo [para] Cinemateca Brasileira. São Paulo. 1 folha. Depósito do filme Rumo ao céu da pátria.
SOUZA, C. R. de. A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil. São Paulo, 2009. 310p. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.
SOUZA, J. I. de M. e. Paulo Emilio no Paraíso. Rio de Janeiro: Record, 2002.
SOUZA, J. I. de M. e. História de um arquivo, história de um acervo: o caso da Cinemateca Brasileira. Vozes Cultura (Petrópolis), Editora Vozes, v.93, n.2, pp. 187-197, 1999.
FILMES O ALGODÃO. Brasil: Brasília Filme de Minas Gerais, 1936. 35 mm (20 min), sil., p/b.
ALVORADA DE GLÓRIA. Direção de Luiz de Barros e Victor Del Picchia. Produção de Victor Del Picchia. Brasil: Victor Filme, 1931. 35 mm (55 min), son., p/b.
L’ARRIVÉED’UN TRAIN EN GARE DE LA CIOTAT. Direção de Louis Lumière. França: Lumière, 1895 (1 min), sil., p/b.
L’ARROSEUR ARROSÉ. Direção de Louis Lumière. França: Lumière, 1895 (1 min), sil., p/b.
L’ASSASSINAT DU DUC DE GUISE. Direção de André Calmettes e Charles Le Bargy. França: Pathé, 1908. 35 mm (15 min), sil., p/b.
AT LAND. Direção e produção de Maya Deren. EUA, 1944. 16 mm (15 min), sil., p/b.
BALLET MÉCANIQUE. Direção e produção de Fernand Léger. França, 1924. 35 mm (14 min), sil., p/b.
UM CÃO ANDALUZ/UN CHIEN ANDALOU. Direção e produção de Luis Buñuel. França: 1929. 35 mm (16 min), sil., p/b.
UN CHAPEAU DE PAILLE D’ITALIE. Direção de René Clair. França: Films Albatros, 1928. 35 mm (60 min), sil., p/b.
LA CONQUÊTE DU PÔLE. Direção de Georges Méliès. França: Star Film, 1912. 35 mm (33 min), sil., p/b.
DE VENTO EM POPA. Direção de Carlos Manga. Brasil: Atlântida Cinematográfica, 1957. 35 mm (102 min), son., p/b.
LES DEUX TIMIDES. Direção de René Clair. França: 1928. França: Films Albatros e Sequana Films, 1928. 35mm (62 min), sil., p/b.
DIX FEMMES POUR UN MARI. Direção de Georges Hatot. França: Pathé, 1905. 35 mm, sil., p/b.
UN DRAME CHEZ LES FANTÔCHES. Direção de Émile Cohl. França: Gaumont, 1908. 35 mm (4 min), sil., p/b.
ENTR’ACT. Direção de René Clair. França: Les Ballets Suedois, 1924. 35 mm (22 min), sil., p/b.
O GABINETE DO DR. CALIGARI/DAS CABINET DES DR. CALIGARI. Direção de Robert Wiene. Alemanha: Decla-Bioscop, 1920. 35 mm (71 min), sil., p/b.
INTOLERÂNCIA/INTOLERANCE. Direção e produção de D.W. Griffith. EUA: 1916. 35 mm (163 min), sil., p/b.
LES INVISIBILES. Direção de Gaston Velle. França: Pathé, 1905. 35 mm (20 min), sil., p/b.
A MARCA DA MALDADE/TOUCH OF EVIL. Direção de Orson Welles. Produção de Albert Zugsmith. EUA: Universal Pictures, 1958. 35 mm (95 min), son., color.
O MARTÍRIO DE JOANA D’ARC /LA PASSION DE JEANNE D’ARC. Direção de Carl Dreyer. França: Societé Générale des Films, 1928. 35 mm (82 min), sil., p/b.
MÉNILMONTANT. Direção e produção de Dimitri Kirsanov. França, 1926. 35 mm (38 min), sil., p/b.
NA PRIMAVERA DA VIDA. Direção de Humberto Mauro. Produção de Homero Cortes Domingues e Agenor Cortes de Barros. Brasil: Phebo Sul América Filmes, 1926. 35 mm, sil., p/b.
NO PAÍS DAS AMAZONAS. Direção de Silvino Santos. Produção de J. G. de Araújo. Brasil: J. G. de Araújo e Cia., 1922. 35 mm (52 min), sil., p/b.
PETIT MORITZ ENLÈVE ROSALIE. Direção de Henri Gambart. França: Pathé, 1911. 35 mm (17 min), sil., p/b.
LA PETITE MARCHANDE D’ ALLUMETTES. Direção e produção de Jean Renoir e Jean Tédesco. França, 1928. 35 mm (29 min), son., p/b.
PROGRESSO DA NOROESTE. Brasil: Guarany Filme, 1928. 35 mm (41 min), sil., p/b.
REMINISCÊNCIAS. Direção de Aristides Junqueira. Brasil: 1909-1920. 35 mm, sil., p/b.
RITUAL IN TRANSFIGURED TIME. Direção e produção de Maya Deren. EUA, 1946. 16 mm (15 min), sil., p/b.
RUMO AO CÉU DA PÁTRIA. Brasil: Medeiros Film, 1926. 35 mm, sil., p/b.
SÃO PAULO, A SINFONIA DA METRÓPOLE. Direção e produção de Adalberto Kemeny e Rex Lustig. Brasil: Rex Filme, 1929. 35 mm (90 min), sil., p/b.
LA SORTIE DEL’USINE LUMIÈRE À LYON. Direção de Louis Lumière. França: Lumière, 1895 (1 min), sil., p/b.
LA SOURIANTE MADAME BEUDET. Direção de Germaine Dulac. França: Colisée Films, 1922. 35 mm (54 min), sil., p/b.
A STUDY IN CHOREOGRAPHY FOR CAMERA. Direção e produção de Maya Deren. EUA, 1945. 35 mm (4 min), sil., p/b.
TROIS FEMMES POUR MARI. Direção de Georges Monca. França: S. C. A. G. L., 1913. 35 mm, sil. p/b. USINAS AÇUCAREIRAS EM CAMPOS. Brasil: Ministério da Agricultura, 1936. 35 mm (12 min), sil., p/b.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Luciana Corrêa de Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.