A potencialidade da folha de contato como investigação fotográfica

Autores

  • Patricia Kiss Spineli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i26p76-85

Palavras-chave:

Fotografia, Folha de contato, Processo de criação, Jim Goldberg

Resumo

O presente artigo discute o uso da folha de contato como material passível de pesquisa e de análise do processo criativo do fotógrafo. Discute também a importância da folha de contato como documento e material intermediário que funciona para visualização e seleção de determinada imagem fotográfica a ser divulgada. Além disso, verifica outras aplicações criativas que o contato possa ter e para isso discute a obra “Proof” de Jim Goldberg.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Kiss Spineli, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Artes Visuais pela Unicamp. Mestre e Bacharel em Design pela Unesp-Bauru. Especialista em Fotografia pela UEL-Londrina. Leciona para os cursos de Fotografia, Design e Artes na FMU-SP.

Referências

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2001.

FABRIS, Annateresa (Org). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: AnnaBlume, 2011.

GERNSHEIM, Helmut. História gráfica de la fotografia. Barcelona: Ediciones Omega, 1967.

GOLDBERG, Jim. Proof. Disponível em: <http://www.opensee.org>. Acesso em: 17 jan 2014.

INSTITUTO MOREIRA SALLES (Org.). Sequências/Otto Stupakoff: apresentação de Bob Wolfenson. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.

KLEE, Paul. Diários. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gil, 2002.

LUBBEN, Kristen (Org.). Magnum - Contatos. São Paulo: IMS, 2012.

ROSENBLUM, Naomi. A world history of photography. New York: Ville Press, 1997.

ROUILLE, André. A fotografia entre o documento e a arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.

SOULAGES, François. A fotograficidade. In: Revista Porto Alegre, Porto Alegre, v. 13, n. 22, maio 2005.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

SPINELI, Patricia Kiss; PINHEIRO, Olympio. Registro do processo criativo e a manutenção dos arquivos digitais no design. In: 1º Congresso de Design UEM, Maringá, 2011.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em artes: um paralelo entre artes e ciências. Campinas: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Ateliê

Como Citar

Spineli, P. K. (2014). A potencialidade da folha de contato como investigação fotográfica. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 26, 76-85. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i26p76-85