Sobre o uso das marcas de seleção e edição em folhas de contato e cópia de trabalho na criação fotográfica

Autores/as

  • Patricia Kiss Spineli Universidade Estadual de Campinas
  • Edson do Prado Pfützenreuter Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i31p136-149

Palabras clave:

Fotografia, Seleção, Folha de contato, Cópia de trabalho, Magnum.

Resumen

A folha de contato é utilizada na fotografia analógica como meio para selecionar e editar imagens dentro de uma série fotográfica. Pela folha de contato é possível indicar, através de marcas gráficas, imagens que deverão ser ampliadas e sugerir determinadas correções técnicas e criativas ao laboratorista. O presente artigo versa sobre os códigos visuais nas folhas de contato que são adotados por fotógrafos e editores de imagem e utilizados para comunicar indicações de escolha e de edição nas fotografias. Aborda também as anotações empregadas em uma cópia de trabalho para indicar procedimentos de edição da imagem no momento da copiagem. Essa investigação sobre o uso de símbolos como forma de comunicação no copião e nas cópias favorece o estudo do processo de criação, uma vez que são considerados índices das intenções em um determinado trabalho de fotografia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patricia Kiss Spineli, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Artes Visuais pela Unicamp. Mestre e Bacharel em Design pela Unesp-Bauru. Especialista em Fotografia pela UEL-Londrina. Leciona para os cursos de Fotografia, Design e Artes na FMU-SP.

  • Edson do Prado Pfützenreuter, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Graduação em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1985). Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Docente do Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

Referencias

ADAMS, Ansel. A cópia. São Paulo: Senac, 2002.

BÜTLER, Heinz. Henri Cartier-Bresson: the impassioned eye. 2003. 1 DVD, color (72 min).

CARTIER-BRESSON, Henri. El instante decisivo (1952). In: fontcuberta, Joan (ed.). Estética Fotográfica: una selección de textos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.

COPANS, Richard; neumann, Stan. Contatos, Vol. 1: a grande tradição do fotojornalismo. 2005. 1 DVD, color (156 min).

DEPARDON, Raymond. Gilles Caron repórter: 1967 - 1970. Paris: Editions du Chêne, 1978.

FERNANDES júnior, Rubens (org). Otto Stupakoff. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

FERRER, Daniel. A crítica genética do século XXI será transdisciplinar, transartística e transemiótica ou não existirá. In: zular, Roberto (org). Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002.

FLEIG, Alain. Les jeux de la bande. In: Les Cahiers de la Photographie, numéro 10 (2ème trimestre 1983): Les contacts Broché, 1983.

HEYMAN, Ken; durniak, John. The right picture: photographer and a picture editor demonstrate how to choose. New York: Amphoto, 1986.

HILL, Paul; cooper, Thomas. Dialogo con la fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

HOELSHER, Steven (ed.). Reading Magnum: a visual archive of the modern world. Austin: University of Texas Press, 2013.

LEWIS, Eleanor. Darkroom. New York: Lustrum Press, 1977.

LUBBEN, Kristen (org.). Magnum: Contatos. São Paulo: IMS, 2012.

NOIROT, Julie. De la genèse photographique à la photographie génétique. In: Temporalités [Online], ed. 14, 2011.

Disponível em: http://temporalites.revues.org/1745. Acesso em: 22 nov. 2016.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PLEDGE, Robert; MENASCHE, Jacques. Contacts: the art of photojournalism, 2003.

Disponível em: <http://www.contactpressimages.com/exhibitions/contact/Contact-s.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2016.

SALLES, Cecilia. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2012.

SOULAGES, François. A fotograficidade. Revista Porto Alegre: Porto Alegre, v.13, n. 22, maio 2005.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

SPINELI, Patricia Kiss. Leitura de imagem: a semiótica na sala de aula. Montagem, v. 11, p. 86-102, 2009.

SPINELI, Patricia Kiss. A potencialidade da folha de contato como investigação fotográfica. Manuscrítica, v. 26, p.76-85, 2014.

TISSERON, Sergei. El mistério da câmara lúcida, fotografia e inconsciente. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2000.

WIEDEMANN, Michel. La planche-contact et sa préhistorie. Les Cahiers de la Photographie, n. 10 (2ème trimestre 1983), Les contacts Broché, 1983.

Publicado

2016-12-27

Cómo citar

Spineli, P. K., & Pfützenreuter, E. do P. (2016). Sobre o uso das marcas de seleção e edição em folhas de contato e cópia de trabalho na criação fotográfica. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 31, 136-149. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i31p136-149