Historiografia da Crítica Textual de autores brasileiros: o caso Euclides da Cunha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i35p151-164Palavras-chave:
Filologia Portuguesa, Crítica Textual, Literatura BrasileiraResumo
neste artigo, apresenta-se a análise das edições críticas de Os Sertões, realizadas por Walnice Nogueira Galvão, tendo como foco: 1) o estudo crítico das quatro edições; 2) a verificação de teorias e métodos utilizados para a sua concretização; 3) a indicação de diferenças e suas implicações crítico-literárias. Tal estudo compõe projeto mais amplo, intitulado Historiografia da Crítica Textual de Autores Brasileiros, desenvolvido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, no Programa de Filologia e Língua Portuguesa. Procura-se, por meio da análise de edições críticas de autores brasileiros, fazer com que o estudante de graduação entenda o processo de criação e transmissão dos textos e o relacione com o que tem sido feito no contexto literário brasileiro, ou seja, desenvolva competências acadêmicas indispensáveis para o estudante em Letras no contato com o texto literário.
Downloads
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Comissão Machado de Assis, obras de Machado de Assis, VI. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1960. Machado de. Dom Casmurro. Edição crítica. Rio de Janeiro; Brasília: Civilização Brasileira; Instituto Nacional do Livro, 1977.
BLECUA, A. Manual de crítica textual. Madrid: Editora Castalia, 1983.
CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
COMISSÃO Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. 1960. Rio de Janeiro, Civilização INL, 1960.
CUNHA, Euclides da; GALVÃO, Walnice Nogueira. Edição crítica de Os Sertões. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. São Paulo: Ática, 1998.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Ática, 2009.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Ubu, 2016.
CUNHA, Euclides da. Variantes e comentários: Os Sertões. São Paulo: Ática, 2009.
CUNHA, Euclides da. Variantes e comentários: Os Sertões. São Paulo: Ubu, 2016.
FACHIN, Phablo; FORSTER, Larissa; LIMA, Ligia; MOREIRA, Camila; NARDI, Ludimila de. O texto que se lê de autores nacionais. Filologia e Lingüística Portuguesa, v. 12, p. 105-123, 2010.
FERREIRA, Ceila Maria. Considerações sobre crítica textual e sua importância para o ensino, a pesquisa, a preservação e a divulgação da literatura em língua portuguesa. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/52303. Acesso em 30 nov. 2018.
HOUAISS, Antônio. Elementos de Bibliologia. Vol. II. Rio de Janeiro: INL, 1967.
JOSSERAND, Sylvie. Autores Brasileiros na Coleção Archivos. In: SOUZA, Eneida Maria de; MELO, Gladstone Chaves de. Iniciação à Filologia e à Lingüística Portuguesa. 5 ed. rev. melhorada. Rio de Janeiro: Liv. Acadêmica, 1975.
MIRANDA, Wander Mello. Arquivos Literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 43-53.
ROCHA, Marinês de Jesus; MOREIRA, Marcello. Considerações para a escrita de uma história prosopográfica da filologia portuguesa. Colóquio do Museu Pedagógico. Vol. 12, n. 1, 2017. p. 1719-1723.
SILVA, José Pereira da. A Comissão Machado de Assis e a Crítica Textual no Brasil. Disponível em: http://www.filologia.org.br/machado_de_assis/A Comissão Machado de Assis e a crítica textual no Brasil.pdf . Acesso em: 14 jun. 2018.
SPAGGIARI, Barbara; PERUGGI, Maurizio. Fundamentos da crítica textual. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
VASCONCELLOS, J. L. de. Opúsculos. v. 1. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2018 Manuscrítica. Revista de Crítica Genética

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









