Calendários do possível: o jogo da constelação e do tempo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p66-77Palavras-chave:
processo de criação, jogo, colagem e montagem.Resumo
O processo de criação é uma trama sem início datado, vivenciado entre o sujeito artista e sua obra, é constituído por uma sequência de gestos de escolha, abandono, confronto com materialidades e com certa constelação de experiências e experimentações. Considerando os processos criativos da artista mineira Rivane Neuenschwander, selecionei o tema do calendário como potência criativa de duas obras da artista a fim de analisar o procedimento da colagem e da montagem de modos distintos. Interessa observar esses procedimentos especificamente no campo das imagens em que notamos a colagem como uma ação - um ato de colar, ou uma citação; enquanto a montagem se direciona para organização espaço-temporal das obras no espaço expositivo ou na composição dos trabalhos em si. A partir dessa distinção conceitual, investigarei como ambos os procedimentos influenciam um ao outro na construção da obra e na maneira de como o calendário foi utilizado como noção poética de regra pela artista.
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