Criação e violência em Edgardo Cozarinsky

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i39p58-74

Palabras clave:

Argentina, Literatura, Cinema, Crítica Literária

Resumen

O objetivo deste trabalho é problematizar as relações entre criação e violência em Edgardo Cozarinsky (1939). A proposta consiste em pensar os textos do escritor sob a luz dos principais dispositivos de poder que atravessaram a Argentina durante o século passado, e refletir sobre como esses dispositivos se imprimem em seus textos e em seu processo criativo. Para pensar a violência e o poder em Cozarinsky se faz necessário entender as formas como esses problemas se manifestam. Não se trata apenas de pensá-los como temáticas abordadas pelo escritor durante sua trajetória intelectual (ainda que esse também seja um dos eixos deste trabalho), mas sim entender como seu trabalho criativo se constrói como contestação de uma violência implícita (a violência da disciplina em nome do controle). Desde seus primeiros trabalhos, Cozarinsky busca pensar a arte como inanição da ordem autotélica do poder como violência. Neste trabalho, pretendo demonstrar os bastidores dessa sua concepção de arte e também refletir sobre como ela se configura enquanto estratégia textual. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Valdir Olivo Júnior, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Professor adjunto de Literatura Hispânica e Teoria Literária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Referencias

AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire: ecrits sur l'image, la danse et le cine ́ ́ma. Desclée De Brouwer: 2004. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

COZARINSKY, Edgardo. Blues. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2010. Cinematógrafos. Buenos Aires: BAFICI, 2010.

COZARINSKY, Edgardo. En ausencia de guerra. Buenos Aires: Tusquets, 2014. Pase del testigo. Buenos Aires: Sudamericana, 2000. Urban Voodoo. Nova York: Lumen, 1990. Vudú urbano. Buenos Aires: Emecé, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATARI, Félix. Mil Platôs. Vol. I. Tradução de Aurélio Guerra. São Paulo: Editora 34, 2009.

FANON, Frantz. Les Damnés de la Terre. François Maspero, 1961.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

OUBIÑA, David. El silencio y sus bordes. Modos de lo extremo en la literatura y el cine. Buenos Aires: Fondo de cultura, 2011.

SARDUY, Severo. De dónde son los cantantes. Espanha: Joaquín Mortiz, 1967.

SARMIENTO, Domingos F. Facundo o Civilización y Barbárie. Buenos Aires: Losada, 2006.

Artigos de revista:

CIVITA, César (Editor). Ilustração de capa. Panorama, n. Buenos Aires, n. 29, out. 1965.

COZARINSKY, Edgardo. Aquí comienza la aventura. Primera Plana, Buenos Aires, n. 256, p. 76, nov. 1967.

COZARINSKY, Edgardo. Cine: J.M. Straub, um rebelde inédito em la Argentina. Panorama. Buenos Aires, n. 201, p. 83, mar. 1971.

COZARINSKY, Edgardo. et al. El auge de la violencia. Sur, Buenos Aires, n. 313, jul.-ago. 1968.

COZARINSKY, Edgardo. El que tiene sed. Página 12, Buenos Aires. Entrevista concedida a María Moreno, 15 maio 2005. Disponível em: <http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/radar/9-2238-2005-05-16.html>. Acesso em: 06 dez. 2019.

COZARINSKY, Edgardo. Guirnalda con amores. Sur. Buenos Aires, n. 261, p. 50-52, nov. 1958.

COZARINSKY, Edgardo. La dificílima sencillez. Primera Plana. Buenos Aires, n. 342, p. 83, jul. 1969.

COZARINSKY, Edgardo. Un espacio verbal llamado Cuba. Sur, Buenos Aires, n. 312, p. 70, maio-jun. 1968.

GRONDONA, Mariano. La estratagema de la oposición. Primera Plana, Buenos Aires, n. 288, 02 jul. 1968.

GRONDONA, Mariano. Por la nación. Primera Plana, Buenos Aires, n. 184, p. 11, 30 jun. 1966.

LEIRIS, Michel. De la literatura considerada como una tauromaquia. Sur, Buenos Aires, n. 315, nov.-dez. 1968.

MARTÍNEZ, Tomás Eloy. Capa. Primera Plana, Buenos Aires, n. 94, ago. 1964.

MARTÍNEZ, Tomás Eloy. Capa. Primera Plana, Buenos Aires, n. 103, out. 1964.

MARTÍNEZ, Tomás Eloy. Capa. Primera Plana, Buenos Aires, n. 106, out. 1964.

PALACIOS, Lino. Ilustração da capa. Panorama, Buenos Aires, n. 101, out. 1964.

SONTAG, Susan. El cine de Godard. Trad. Edgardo Cozarinsky. Sur, Buenos Aires, n. 316-317, jan.-abr. 1969.

Filmes e Pinturas:

PUNTOS suspensivos. Direção de Edgardo Cozarinsky. Buenos Aires, 1971. 71 minutos.

TORRES GARCÍA, Joaquín. América invertida. 1943. Pintura, tinta sobre papel, 22 x 16 cm.

Publicado

2019-12-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Olivo Júnior, V. (2019). Criação e violência em Edgardo Cozarinsky. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 39, 58-74. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i39p58-74