Os arquivos de Marguerite Duras: a intermidialidade no processo criativo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i47p5-17Palavras-chave:
Cinema durassiano, Marguerite Duras, Arquivos, IntermidialidadeResumo
Os arquivos de Marguerite Duras, preservados no IMEC (Institut Mémoires de l’édition contemporaine), permitem desvelar vários aspectos da obra da escritora, cineasta e dramaturga, confirmando um processo criativo de natureza intermidial, pois a obra transita entre o texto literário, a peça de teatro e o filme. Explorando esse campo transdisciplinar — a intermidialidade —, percebe-se como a obra se manifesta na fronteira tênue entre a literatura e o cinema.
Downloads
Referências
BEAULIEU, J. L’entrécriture de Marguerite Duras: Du texte au film en passant par la scène. Montréal: Presses de l’Université de Montréal, 2018.
DURAS, M. Cahiers de la guerre et autres textes. Édition établie par Sophie Bogart et Olivier Corpet. Paris: P.O.L/ Imec, 2006.
DURAS, M. Entrevue de Marguerite Duras par Michèle Baurin lors du Festival d’Hyères. [Entrevista concedida a] M. Baurin. Radio FR3 Côte d’Azur, 1979. Disponível em: <https://www.franceculture.fr/emissions/les-nuits-de-france-culture/marguerite-duras-festival-du-jeune-cinema-d-hyeres-1ere>. Acesso em: 01 mar. 2017.
DURAS, M. Escrever. Tradução de Luciene Guimarães de Oliveira, Belo Horizonte: Relicário, 2021.
DURAS, M. Écrire. Paris: Gallimard, 1993.
DURAS, M. L’amant de la Chine du Nord. Paris: Gallimard, 1991.
DURAS, M. La passion suspendue: Entretiens avec Leopoldina Pallota della Torre. Paris: Éditions du Seuil, 2013.
DURAS, M. La pute de la Côte Normande. Paris: Les éditions de Minuit, 1986.
DURAS, M. Le Camion. Paris: Gallimard, 1977.
Encyclopédie Larousse. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2022.
IMEC. “Parmi les archives de Marguerite Duras”, [s.d.]. Disponível em: <https://www.imec-archives.com/archives/carnets-de-recherche/parmi-les-archives-de-marguerite-duras/>. Acesso em: 10 nov. 2022.
LOIGNON, S. Les archives de Marguerite Duras. Grenoble: UGA Éditions, 2012.
MARINI, M. Territoires du féminin avec Marguerite Duras. Paris: Les éditions de Minuit, 1977.
MÉCHOULAN, E. Intermédialités : Histoire et theorie des arts, des lettres et des techniques. Disponível em:<https://www.entrevues.org/revues/intermedialites/>. Acesso em : 05 set. 2022.
MÜLLER, J. “L’intermédialité, une nouvelle approche interdisciplinaire : perspectives théoriques et pratiques à l’exemple de la vision de la télévision”. In: Revue Cinémas. Cinéma et intermédialité, v. 10, numéro 2-3, printemps 2000.
RAJEWSKY, I. “Intermidialidade, intertextualidade e remediação, uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. In: DINIZ , T. F. N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
RITA, A. MISE EN ABYME (OU MISE EN ABÎME). In: E-dicionário de termos literários, 2010. Disponível em : <https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/mise-en-abyme>. Acesso em: 10 nov. 2022.
ROPARS-WUILLEUMIER, M. “Pour un cinéma littéraire : Réflexions sur les possibilités actuelles de l'expression cinématographique”. Cahiers de l'Association internationale des études francaises, n°20, 1968, p. 221-237.
SALLES, C. A. Crítica genética. Fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística, São Paulo: Educ, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciene Guimarães de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.