O percurso criativo na educação pública: novas concepções frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p135-150

Palavras-chave:

Processo de criação, Coletivo, Criatividade, Educação, Pandemia

Resumo

O presente ensaio visa abordar, de modo sucinto, porém explicativo, os princípios direcionadores e as tendências presentes no processo de criação coletivo, analisando uma experiência promovida e vivenciada por um grupo de professores e pelos coordenadores pedagógicos na EMEF Érico Veríssimo, localizada na periferia de São Paulo, no ano de 2021. Tendo como referência o documentário AmarElo, do rapper Emicida, esta experiência abordou o direito à memória, o direito à cidade e o direito à diversidade dos educandos, aspirando a refletir e promover um acolhimento mais humanizado destes alunos, após o longo período de isolamento e distanciamento do ambiente e do contexto escolar imposto pela pandemia de Covid-19. Para tal, serão utilizadas as concepções de processos de criação coletivos por Cecilia Salles, Steven Johnson, Colapietro, C. S. Peirce e De Masi, e o potencial criativo e a experiência deste na educação, por Fayga Ostrower e Jorge Larrosa.

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Biografia do Autor

  • Janaina Freire de Oliveira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, sob orientação da Profa. Dra. Elizabeth da Penha Cardoso. Professora de Artes na Prefeitura de São Paulo.

  • Cecilia Almeida Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela PUC-SP. Pós-doutora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da USP. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Santos, J. F. de O. dos, & Salles, C. A. (2023). O percurso criativo na educação pública: novas concepções frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 48, 135-150. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p135-150