O percurso criativo na educação pública: novas concepções frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p135-150Palavras-chave:
Processo de criação, Coletivo, Criatividade, Educação, PandemiaResumo
O presente ensaio visa abordar, de modo sucinto, porém explicativo, os princípios direcionadores e as tendências presentes no processo de criação coletivo, analisando uma experiência promovida e vivenciada por um grupo de professores e pelos coordenadores pedagógicos na EMEF Érico Veríssimo, localizada na periferia de São Paulo, no ano de 2021. Tendo como referência o documentário AmarElo, do rapper Emicida, esta experiência abordou o direito à memória, o direito à cidade e o direito à diversidade dos educandos, aspirando a refletir e promover um acolhimento mais humanizado destes alunos, após o longo período de isolamento e distanciamento do ambiente e do contexto escolar imposto pela pandemia de Covid-19. Para tal, serão utilizadas as concepções de processos de criação coletivos por Cecilia Salles, Steven Johnson, Colapietro, C. S. Peirce e De Masi, e o potencial criativo e a experiência deste na educação, por Fayga Ostrower e Jorge Larrosa.
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