Cecilia Salles em ação: refletindo sobre os documentos processuais de uma teoria da criação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p9-21Palavras-chave:
Documento processual, Crítica de processo, Teoria da criação, Cecilia SallesResumo
O artigo realiza de maneira inaugural um levantamento de documentos processuais de Cecilia Salles produzidos no desenvolvimento de sua tese sobre o processo de criação de Ignácio de Loyola Brandão, em meados 1986. Com base nesses materiais, discutimos alguns aspectos e métodos empregados pela pensadora ainda em formação, quando lidava com o desafio de desenvolver uma leitura processual dos arquivos do escritor e estabelecer pontes teóricas com a Semiótica de C. S. Peirce e a Crítica Genética. As reflexões contemplam a verificação de elementos e conteúdos específicos nos documentos, como as folhas de cópia à mão e em xerox, com visibilidade da sua dinâmica e da multiplicidade de locais de trabalho. O artigo ainda contempla a oportunidade de diálogo reflexivo contemporâneo com Cecilia na revisitação dos próprios documentos, revelando novas escolhas e características potenciais. Através deste estudo, procuramos valorizar o arquivo da teórica, lançando luzes sobre os caminhos dos que desejam seguir nos estudos processuais.
Downloads
Referências
MANGUEIRA, Camila. A criatividade do crítico de processo: os bastidores da investigação processual. In Arte em Tempos de Crise: Atas do Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação. Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação nas Artes, Vitória, pp. 41-46, 2018.
SALLES, Cecilia. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.
SALLES, Cecilia. O Processo de criação de Não Verás País Nenhum. In Revista Eletrônica de Estudos Literários, Vitória, s. 1, a. 5, n. 5, 2009.
SALLES, Cecilia. Uma criação em processo: Ignácio de Loyola Brandão e “Não Verás País Nenhum”. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2023 Camila Mangueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









