O audiovisual imersivo nas obras de arte “The Visitor” e “Figuras na Paisagem”: processos poéticos de criação a partir da evolução do aparato visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p224-235

Palavras-chave:

Audiovisual interativo, Audiovisual híbrido, Imersão virtual digital, Figuras na paisagem, The visitor

Resumo

Este artigo analisa a expansão do cinema por meio da imersão e interatividade em espaços expositivos, como museus e galerias, focando na evolução dos aparatos de mediação impulsionada pelo avanço da tecnologia digital. Assim, nos propomos a investigar como as obras The Visitor (2001) de Luc Courchesne e Figuras na Paisagem (2010) de André Parente exemplificam o cinema híbrido ao mesclarem o audiovisual com outras linguagens artísticas, promovendo experiências interativas e imersivas. Baseando-se em autores como Cesar Baio (2015), Natalia Aly (2021) e Philippe Dubois (2009), a pesquisa explora como esses aparatos tecnológicos reconfiguram a relação entre o espectador e a obra, transformando-o em participante ativo no desenvolvimento narrativo. O estudo observa que, com os novos dispositivos digitais, o cinema transcende a narrativa linear, criando espaços onde a imagem em movimento se combina com o ambiente e a interação do público, ampliando as fronteiras do “cinema de exposição” e propondo experiências sensoriais que envolvem o espectador de maneira única.

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Biografia do Autor

  • Silas Seabra de Sousa, Universidade Estadual de Campinas

    Mestrando em Multimeios. Universidade Estadual de Campinas.

Referências

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Sousa, S. S. de. (2024). O audiovisual imersivo nas obras de arte “The Visitor” e “Figuras na Paisagem”: processos poéticos de criação a partir da evolução do aparato visual. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 53, 224-235. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p224-235