A edição como recurso criativo na fotografia contemporânea: reflexões sobre arquivos de processos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p179-190

Palavras-chave:

Arquivos fotográficos, Edição, Crítica de processos, Fotografia contemporânea

Resumo

Este artigo reflete sobre os processos de criação na fotografia, destacando a edição como um recurso criativo, baseado nas teorias de processos de criação com base semiótica de Cecilia de Almeida Salles (2018), cuja metodologia central é a crítica de processo. A proposta é extrair, a partir de publicações de processo, no caso uma coleção de DVDs publicada pelo Instituto Moreira Salles chamada Contacts (2015), aspectos que contribuam para uma reflexão sobre a fotografia. O foco está nos processos contemporâneos, principalmente a edição como recurso de criação, com análise de arquivos coletados de uma publicação, que reúne diversos fotógrafos de diferentes contextos de produção e circulação de imagens. No material, os fotógrafos mostram e comentam seus processos de criação. O artigo, portanto, apresenta aspectos do material, em busca de recorrências dos índices processuais a reflexão do papel da edição de imagens no processo criativo na fotografia contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cassiano Cordeiro Mendes, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Professor de Comunicação e Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Referências

CONTACTS. A Grande Tradição do Fotojornalismo. Produção de Robert Delpire, Sarah Moon e Roger Ikhlef. São Paulo: IMS, 2015.DVD.

CONTACTS. A Renovação da Fotografia Contemporânea. Produção de Robert Delpire, Sarah Moon e Roger Ikhlef. São Paulo: IMS, 2015. DVD.

CONTACTS. A Fotografia Conceitual. Produção de Robert Delpire, Sarah Moon e Roger Ikhlef São Paulo: IMS, 2015. DVD.

SALLES, Cecilia Almeida. Arquivos de Criação: arte e curadoria. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2010.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes de Criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2006.

SALLES, Cecilia Almeida. Crítica Genética: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ, 2000.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processos de criação artística. São Paulo: Anablume, 1998.

ROULLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Mendes, C. C. (2024). A edição como recurso criativo na fotografia contemporânea: reflexões sobre arquivos de processos. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 53, 179-190. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p179-190