Metalinguagem em processo: a influência das verbalizações de termos metalinguísticos pelo professor na construção de narrativas ficcionais de alunos recém-alfabetizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p130-146

Palavras-chave:

Genética textual, Termos linguísticos, Escrita colaborativa, Reflexão metalinguística

Resumo

Este estudo investiga o uso de termos linguísticos que emergem durante o processo de produção textual em sala de aula, envolvendo alunos do primeiro ano do ensino fundamental em uma situação de escrita colaborativa. A discussão se concentra na verbalização de termos linguísticos durante as orientações da professora para a construção de narrativas ficcionais. Nosso objetivo é compreender como os termos linguísticos verbalizados na orientação da construção textual em duplas influenciam a construção das narrativas pelos alunos, com o apoio da Linguística enunciativa benvenistiana e da Genética de Textos, respaldados pela Psicologia Cognitiva. Por meio do registro fílmico sincronizado do processo de composição textual e do acompanhamento do diálogo espontâneo realizado pelos alunos com o Sistema Ramos, analisamos as verbalizações de termos linguísticos dos alunos enquanto negociam sobre sua escrita e como as interações promovidas pela professora podem facilitar revisões em pontos de tensão durante a construção da narrativa. As análises mostram que as verbalizações da professora ressaltam as reflexões metalinguísticas formuladas pelos alunos ao longo do processo de produção textual.

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Biografia do Autor

  • Maria Auxiliadora da Silva, Universidade Federal de Alagoas

    Doutoranda em Linguística e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Professora de Língua Portuguesa, membro do grupo de pesquisa Ensino, Texto e Criação (ETC). Integrante do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME)

  • Sônia Cristina Simões Felipeto, Universidade Federal de Alagoas

    Professora vinculada Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLL. Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME). Maceió – AL – Brasil. Integrante do grupo de pesquisa Ensino, Texto e Criação (ETC) e do Laboratório do Manuscrito Escolar - LAME.

  • Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

    Pesquisador do CNPq, professor vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – CEDU/UFAL, ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura – PPGLL, ao Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE e coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar – LAME. 

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Silva, M. A. da ., Felipeto, S. C. S., & Calil, E. . (2024). Metalinguagem em processo: a influência das verbalizações de termos metalinguísticos pelo professor na construção de narrativas ficcionais de alunos recém-alfabetizados. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 53, 130-146. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p130-146