Palimpsesto montelliano: da concepção à preparação ficcional nos Diários de Josué Montello
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i56p%25pPalabras clave:
Josué Montello, Diários, Crítica Genética, Processo CriativoResumen
O presente artigo tem como objetivo basilar investigar a relação intrínseca entre os Diários e o processo criativo do romancista Josué Montello demonstrando que tal gênero não se refere apenas de um mero repositório para depósitos de registro pessoais de somenos importância, mas sim uma fonte inesgotável de riqueza literária que dialoga com seu processo criativo e criações literárias, permitindo um entendimento mais profundo das motivações e dos métodos do autor. Paralelamente, a breve pesquisa sugere, também, que ao fazermos uso da Crítica Genética como abordagem metodológica, os Diários proporcionam uma nova perspectiva sobre a obra de Montello, contribuindo para evidenciar aspectos como a intertextualidade e a construção de identidade literária bem como a valorização de seus ensinamentos como “artífice da palavra” e sua contribuição para a literatura em geral. Por fim demonstrar-se-á como os escritos diarísticos do autor funcionam como um “palimpsesto”, revelando elementos íntimos da sua construção ficcional bem como as constantes revisões, reescritas, supressões e acréscimos que perpassam toda a sua obra como romancista.
Descargas
Referencias
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002.
CIRILLO, José. “Arqueologias da criação: Tempo e memória nos documentos de processo”. In: GRANDO, Ângela; CIRILLO, José. Arqueologias da criação: estudos sobre o processo de criação. Belo Horizonte: Arte, 2009.
GRÉSILLON, Almuth. Alguns pontos sobre a história da Crítica Genética. Estudos Avançados. São Paulo, USP, 1991.
GRÉSILLON, Almuth. O manuscrito moderno: objeto material, objeto cultural, objeto de conhecimento. In: Elementos de Crítica Genética: ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
LINS, Osman. Guerra Sem Testemunhas: O Escritor, sua Condição e a Realidade Social. 2ª ed. Editora Ática, 1974.
MONTELLO, Josué. Confissões de um romancista. In: MONTELLO, Josué. Romances e novelas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986, v.1.
MONTELLO, Josué. Diário completo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.
REBELLO, Kátia. Mistérios da criação literária. 2003. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Como se faz literatura. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
WILLEMART, Philippe. Bastidores da criação literária. São Paulo: Iluminuras, Fapesp, 1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Saulo Barreto Lima Fernandes, Douglas Rodrigues de Sousa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.









