O arquivo do cinema é também escrita
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i55p5-17Palavras-chave:
Cinema, Literatura, Escrita, ArquivoResumo
Entre as múltiplas intersecções que se podem reconhecer entre literatura e cinema, talvez uma das áreas menos exploradas tenha sido a da escrita cinematográfica, entendida em sentido lato desde as obras marcadamente influenciadas pelo meio audiovisual até às escritas nascidas para serem levadas à tela. À luz de estudos recentes que questionam a noção de arquivo, surge uma questão necessária em torno destas escritas afetadas pelo cinema: estas escritas não fazem também parte do arquivo do cinema? A partir de sua enunciação, a pergunta possibilita questionamentos sobre como abordar esses processos próprios da escrita, nascidos na convergência das mídias; mas também nos obriga a pensar em como lê-los dentro e a partir desse mesmo arquivo cinematográfico.
Downloads
Referências
BORGE, J. Avances de Hollywood. Crítica cinematográfica en Latinoamérica, 1915-1945. Rosario, Beatriz Viterbo, 2005.
BUÑUEL, L. “Metrópolis”. La Gaceta Literaria, Sección Cinema, N°9, 1 de Mayo 1927.
CAIMARI, L. “El Momento Archivos”. Población & Sociedad, vol. 27, 2020, pp. 222 – 233.
GARCÍA-AGUILAR, A. “El cochecito, de Rafael Azcona: El guion cinematográfico como obra literaria”. Revista Latente, 16, 2018, 83-95.
HAFTER, L. La presencia del cine en las literaturas hispánicas de comienzos del siglo XX: Tres escritores pioneros: Ramón Gómez de la Serna, Francisco Ayala y Horacio Quiroga (Tesis de posgrado). Universidad Nacional de La Plata. FaHCE. Memoria Académica, 2012. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.804/te.804.pdf
JARNÉS, B. “Metrópolis (Notas en un descanso)”. Verso y Prosa, Año II, N°11, Junio 1928.
MAFUD, L. La imagen ausente. El cine mudo argentino en publicaciones gráficas. Catálogo. Tomo I: El cine de ficción (1914-1923). Buenos Aires, Teseo, 2016).
MARAS, S. Screenwriting: History, Theory and Practice. New York, Wallflower, 2009.
MARTÍNEZ MONTALBÁN, J. L. La novela semanal cinematográfica. Madrid, CSIC, 2002.
MÉNDEZ, C. Historia de un taxi. Madrid-Granada, Cuadernos del vigía, 2023.
NORMAN, M. What Happens Next: A History of American Screenwriting. New York, Three Rivers, 2007.
PÉREZ FERRERO, M. “Las ciudades y las almas”. La Gaceta Literaria, Sección Cinema, N°27, 1 de Febrero 1928.
QUINTANA, Á. “Viaje a la luna de García Lorca, el guion que nunca quiso ser una réplica de Un chien andalou”. Buñueliana, 1(1), 2022, 29-44.
QUIROGA, H. Arte y lenguaje del cine. Buenos Aires, Losada, 1997.
S/F. “¿Desde su punto de vista cinematográfico, qué opinión tiene usted de la literatura?”. La Gaceta Literaria, 1928, N° 43, p. 6.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lea Hafter; Guilherme Vasconcelos, Katerina Blasques Kaspar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.