Música e processos de criação: conversa com Anelis Assumpção

Autores

  • Anelis Assumpção Sem registro de afiliação
  • Maurício Ayer Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i55p175-195

Palavras-chave:

Anelis Assumpção, Museu Itamar Assumpção, Arquivo, Mem´ória, Processo criativo

Resumo

Conversa entre a musicista paulistana Anelis Assumpção e o pesquisador Maurício Ayer, na Mesa de Artistas do primeiro dia do 16º Congresso Internacional da APCG - Arquivo expandido: conexões e processos de criação.  

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Biografia do Autor

  • Anelis Assumpção, Sem registro de afiliação

    Como artista independente, já lançou quatro discos autorais: “Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa” (2011); “Amigos Imaginários” (2014) – que lhe rendeu o prêmio Deezer de Artista do Ano (2014) e o prestigiado prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) para Melhor Artista Revelação, no ano de 2015; “Taurina’, lançado em fevereiro de 2018 e premiado como melhor disco do ano e melhor capa pelo Prêmio Multishow 2018; e "Sal", de 2022. Anelis gosta das palavras e as palavras gostam dela. Nas suas redes sociais, vem ampliando um diálogo cada vez mais profundo com seu público, especialmente mulheres negras. Atualmente, ela também é Diretora Geral do Museu Itamar Assumpção, primeiro museu virtual de um artista negro brasileiro, e acaba de lançar seu primeiro livro , ‘Serena Finitude’, pela Oh!Editora, o selo infanto-juvenil da Editora Veneta.

  • Maurício Ayer, Universidade de Brasília

    Maurício Oliveira Santos assina preferencialmente como Maurício Ayer. Atualmente desenvolve duas linhas de pesquisa: a primeira sobre os lugares da cachaça na literatura brasileira (em autores como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado, João Cabral de Mello Neto e Chico Buarque, entre outros); a segunda sobre os campos interseccionais entre as artes, sobretudo literatura, música, teatro e cinema (com destaque para a obra de Marguerite Duras). É tradutor, editor, compositor, dramaturgo e escritor. Foi professor substituto de Literatura Francesa no DLM/FFLCH/USP de 2018 a 2021. Graduou-se em Música/Composição pela Faculdade Santa Marcelina (2000) e tem doutorado (2006) e pós-doutorado (2016) em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela FFLCH/USP, com bolsas da Capes (2002-2004) e CNPq (2005-2006). Durante o período do Doutorado, obteve um DEA (Diploma de Estudos Aprofundados) na Universidade de Paris 8 - Vincennes-Saint Dennis (2004-2005) com bolsa da Région Île de France. Membro da Société Internationale Marguerite Duras. Membro da rede de cooperação Minas Mundo.

Referências

ASSUMPÇÃO, A. Serena finitude. Ilustrações de Aline Bispo. São Paulo: Editora Veneta, 2022.

ASSUMPÇÃO, A. Taurina [CD]. São Paulo: Independente, 2018

ASSUMPÇÃO, I. Caixa Preta [box set]. São Paulo: Selo Sesc, 2009.

ASSUMPÇÃO, I. Cadernos inéditos. Organização de Anelis Assumpção, Serena Assumpção, Elizena Assumpção e Marcelo Del Rio. São Paulo: Itaú Cultural; Editora Terceiro Nome, 2012.

ASSUMPÇÃO, I. Pretobrás II – Maldito Vírgula [CD]. São Paulo: Selo Sesc, 2010.

ASSUMPÇÃO, I. Pretobrás III – Devia ser proibido [CD]. São Paulo: Selo Sesc, 2010.

MARCONDES, M. A. (org.). Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Art Editora, 1998. 887 p.

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Assumpção, A., & Ayer, M. (2025). Música e processos de criação: conversa com Anelis Assumpção. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 55, 175-195. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i55p175-195