Qual conceito para a arte de arquivo?

Autores

  • Gabriel Ferreira Zacarias Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i55p133-143

Palavras-chave:

Arquivo, Arte contemporânea, Pulsão de arquivo, Arqueologia do saber, Artista arquivista

Resumo

Neste texto propomos uma breve reflexão sobre a presença dos arquivos como material e como tema da arte contemporânea. Iniciamos com uma apresentação de algumas exposições em que emerge a figura do artista arquivista, enunciando o problema da especificidade histórica do recurso recente aos arquivos na arte. Em seguida, abordamos o tema pelo viés de uma reflexão teórica, mapeando alguns conceitos avançados pela filosofia e pela crítica de arte com relação ao arquivo. Em diálogo com os textos de Michel Foucault, Giorgio Agamben, Jaques Derrida e Hal Foster, propomos algumas reflexões que, muito longe de encerrarem o assunto, permitem levantar questionamentos que indicam a complexidade do tema para além de sua dimensão material.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Ferreira Zacarias, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

    Professor livre-docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor do Museu de Artes Visuais da mesma universidade. Foi pesquisador visitante da Universidade de Yale e é atualmente pesquisador visitante da Universidade de Hamburgo com apoio da Fundação Alexander von Humboldt. É autor de Crítica do espetáculo: o pensamento radical de Guy Debord (Elefante, 2022) e co-autor, com Alastair Hemmens, de The Situationnist International: A Critical Handbook (Pluto press, 2020), entre outras publicações.

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Zacarias, G. F. (2025). Qual conceito para a arte de arquivo?. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 55, 133-143. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i55p133-143