Arquivos pictóricos e instalativos: a poética contemporânea e historicizada dos cadernos-obra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i57p5-19Palavras-chave:
Cadernos, linguagens artísticas, arte contemporânea, arquivo, poética visualResumo
O artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre algumas formas pelas quais os arquivos se apresentam na arte contemporânea, tratando especificamente da instauração do caderno como um processo arquivístico e poético, relacionando sua construção como objeto artístico e sua inerente dualidade que transita entre documento e monumento (Le Goff). Neste trabalho há de modo introdutório uma análise sobre o conceito histórico de caderno e sua relação material com o formato do livro, para depois determinar e observar que esse suporte não é apenas um material utilizado pelos artistas em procedimentos que são destinados a um olhar particular e relativo apenas as anotações mnemônicas, mas vai além dessa situação intimista, revelando-se como uma legítima forma material de expressão destinada ao público, ou seja, como obras em si, por meio de três estudos de caso que demonstram um potencial sígnico com inúmeras implicações conceituais relacionadas ao arquivo, ao desenho e por conseguinte as outras linguagens artísticas.
Downloads
Referências
BOURRIAUD, N. Pós-produção, como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
CARAËS, M-H.; MARCHAND-ZANARTU, N. Images de pensée. Paris: Réunion des Musées Nationaux, 2011.
FEBVRE, L.; MARTIN, H-J. O aparecimento do livro. 2ª. Ed. São Paulo: Edusp, 2017
JOHNSTON, Edward. Lettering, Illumination of books and manuscripts. Publisher New York, Macmillan, 1906. Openlibrary edition OL7090032M. https://openlibrary.org/books/OL7090032M
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
ROMO, S. De los órdenes invisibles. México, D. F.: Instituto Nacional de Bellas Artes, Museu Carrillo Gil; Santiago de Compostela (España): Centro Galego de Arte Contemporânea, 2009.
RUCKHABERLE, D. ; ROTERS, E. et al. Momentaufnahme, Arte Atual de Berlim. Staatliche Kunsthalle Berlin, 1987.
SALLES, C. A. Gesto inacabado, processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2012.
SLIVE, S. Drawings of Remrandt, with a selection of drawings by his pupils and followers. New York: Dover Publications, 1965.
TOLNAY, C. History and technique of old master drawings; A handbook. New York, H. Bittner & Company, 1943.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Paula Almozara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









