Notas como riscar de fósforos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i56p%25pPalabras clave:
anotações; bloco de notas; processo; manuscrito; Escrita Criativa.Resumen
O ensaio “Notas como riscar de fósforos” examina o papel da anotação no processo formativo de quem escreve. São abordados aspectos centrais como a motivação por trás dessa prática, suas funções e dinâmicas operativas. Além disso, considera-se a relação entre a escrita e seus suportes materiais, a partir das práticas de criadoras/es como Ana Cristina Cesar, Emily Dickinson, Leonilson e Walt Whitman. Em vez de servir como meio de documentação objetiva de acontecimentos, as anotações são compreendidas como registros fragmentários que integram o processo criativo, funcionando também como expressões de identidade, formas de auto-revelação e mecanismos de preservação de vestígios e construção de um repositório artístico diante da impermanência e do esquecimento. Redigido em estilo reflexivo e ensaístico, o texto inclui também propostas de Escrita Criativa que enfatizam a prática de manutenção de um caderno de notas.
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