Nos traços críticos de Leyla Perrone-Moisés

Autores/as

  • Sofia França Souza USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i56p%25p

Palabras clave:

Leyla Perrone-Moisés, Arte abstrata, Crítica literária, Pintura

Resumen

Este artigo investiga os primeiros traços críticos de Leyla Perrone-Moisés a partir da articulação entre sua formação como pintora e o início de sua atuação como crítica literária no “Suplemento Literário” de O Estado de S. Paulo. Ao acompanhar sua transição da pintura à literatura, especialmente por meio de sua crítica sobre escritores do nouveau roman francês, observa-se como os princípios da arte abstrata — assimilados nos anos de formação com Samson Flexor — permanecem como fundamentos de sua sensibilidade crítica. Através da comparação entre suas primeiras resenhas e a posterior elaboração do livro O novo romance francês (1966), o trabalho busca entender como o amadurecimento crítico se dá não como ruptura, mas como reorganização de ideias.

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Referencias

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Publicado

2025-12-23

Cómo citar

França Souza, S. (2025). Nos traços críticos de Leyla Perrone-Moisés. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 56. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i56p%p