Em busca da abstração: Clarice Lispector no arquivo de Leyla Perrone-Moisés

Autores

  • Claudia Amigo Pino USP
  • Aline Novais de Almeida USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i56p%25p

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Leyla Perrone-Moisés, Pintura abstrata , manuscritos

Resumo

A partir do contato com uma quantidade de documentos excepcional no arquivo privado de Leyla Perrone-Moisés, em torno de estudos sobre a obra de Clarice Lispector, para uma crítica que geralmente não é identificada, pelo menos no Brasil, com este objeto literário, mas reconhecida como grande intérprete e divulgadora da produção literária de língua francesa, propomos explorar tal dossiê genético para identificar quais são suas características. Além disso, pretendemos compreender como, em primeiro lugar, o olhar da ensaísta sobre uma obra literária se constrói a partir da pintura abstrata e, em segundo, como sua linguagem se articula por meio de artifícios próprios desse tipo de expressão artística.

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Biografia do Autor

  • Aline Novais de Almeida, USP

    Doutora em Letras pela FFLCH-USP.

Referências

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Todos os contos. Organização de Benjamin Moser. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Flores na escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vivos na memória. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

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Publicado

2025-12-23

Como Citar

Amigo Pino, C., & Novais de Almeida, A. . (2025). Em busca da abstração: Clarice Lispector no arquivo de Leyla Perrone-Moisés. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 56. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i56p%p