Dança em rede: o procedimento criativo como sistema complexo de linguagem e(m) educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i57p%25p

Palavras-chave:

Complexidade, Processo Criativo, Linguagem, Dança, Educação

Resumo

 Com o objetivo de destacar a complexidade no processo criativo de uma videocoreografia, o artigo intitulado Dança em rede: o procedimento criativo como sistema complexo de linguagem e(m) educação se edifica pela análise das relações entre corpo e mediações tecnológicas de comunicação. Ao considerar a obra audiovisual e(m) sua natureza multidimensional, o texto referencia os processos pedagógicos envolvidos na/para a criação artística ao se basear no entendimento da interrelação sujeito-ambiente e dialogar com os pressupostos da epistemologia da complexidade postulada por Edgar Morin. A metodologia, pautada na Crítica de Processo conforme proposta por Cecilia de Almeida Salles, analisa o procedimento criativo por meio do exame de rascunhos, fotografias, cadernos de anotações e diários, assim como das relações – complexas – que permeiam os elementos do processo de criação. A obra artística analisada aponta uma abordagem transdisciplinar, cujo percurso se estende da palavra ao gesto, do corpo ao vídeo, da presença à transmissão, gravação e edição, e da voz emprestada ao corpo, por meio de compartilhamento de individualidades. Da videocoreografia, construída com mediação tecnológica videográfica, insurgem relações complexas entre corpo e linguagens – em movimentos interativos – que evidenciam a emergência de implicações educacionais do/no método compositivo artístico. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helen Cristiane de Aguiar, UFPR

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculada à linha de pesquisa LICORES - Linguagem, Corpo e Estética na Educação. Mestra em Educação, pelo mesmo Programa, vinculada à linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2016). Especialista em Estética e Filosofia da Artes pela UFPR (2010). Bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP)(2003). Membro do Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq) - linha de Pesquisa: Corpo, comunicação e tecnologias da educação. Coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR. Bailarina / coreógrafa DRT: 23547/PR. Técnica/diretora de produção DRT 18844/PR. Pesquisa temas relacionados à educação, às artes do corpo, dança moderna, ensino e aprendizagem do gesto e do movimento. Parecerista do Minc (2010-2014).

Referências

CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e como crítica. In: Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 31-48.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

______. Ciência com Consciência. 20ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021 (1999). trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Araripe de Sampaio Doria.

______. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgard de Assis Carvalho. 6ª ed. São Paulo: Cortêz, 2013.

______. O Método 3: Conhecimento do Conhecimento. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. Tradução de Marina Lobo, Simone Ceré e Tânia do Valle Tschiedel.

______. O Método 5: A Humanidade da humanidade. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015e.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. – São Paulo: Cortez; Brasilia, DF: UNESCO, 2000. Tradução de Catarina F. da Silva e Jeanne Swaya.

PETRAGLIA, Isabel Cristina. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis, RJ: vozes, 1995.

SALLES, Cecilia de Almeida. Crítica genética: uma (nova) introdução: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2000.

______. Redes da criação: Construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

______. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

______. Percepção: fenomenologia, ecologia, semiótica. São Paulo: Cengage Learning, 2021.

______. Comunicação Ubíqua. Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

Aguiar, H. (2025). Dança em rede: o procedimento criativo como sistema complexo de linguagem e(m) educação. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 57, 84-99. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i57p%p