Isolamento social e queimadas: análise genética de uma obra de Isabê

Autores

  • Caroline de Souza Araújo UFMS
  • Priscilla de Paula Pessoa UFMS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i57p181-199

Palavras-chave:

processos criativos, pintura contemporânea, crítica genética

Resumo

 O estudo aqui apresentado analisou um recorte do processo criativo da artista sul-mato-grossense Isabella Abreu (Isabê), a partir da pintura Te Vejo (2020) componente da série Memórias do Fogo, desenvolvida durante o isolamento social devido à pandemia de COVID-19, em Campo Grande – MS. A análise baseou-se em registros documentais do percurso criativo, disponibilizados publicamente em redes sociais, entrevistas e em um documentário. Fundamentada na obra de Fayga Ostrower, que vê a criatividade como um fenômeno ligado à experiência humana, a análise mostrou como o contexto pandêmico impactou a produção da artista. Através de preceitos de Crítica Genética, segundo Cecília Almeida Salles e fundamentos da Semiótica Peirciana, investigou-se como os documentos coletados podem demonstrar o diálogo entre o isolamento social, as queimadas no Pantanal e a obra final. Buscando compreender a relação entre experiências, contextos e processos criativos. Assim, os registros disponíveis online foram utilizados para traçar o desenvolvimento da obra de arte e compreender como o processo criativo se adapta às condições e propostas de criação. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline de Souza Araújo, UFMS

    Licenciada em Arte Visuais/UFMS, especialista em Multiletramentos e Processos Autorais na Educação Básica/UEMS. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado ProfArtes/UFMS.

  • Priscilla de Paula Pessoa, UFMS

    Bacharel em Arte Visuais, mestre em Estudos de Linguagem e doutora em Estudos de Linguagens (UFMS). Docente nos cursos de graduação em Artes Visuais/UFMS e no Programa de Pós-Graduação Mestrado ProfArtes/UFMS.

Referências

ABREU, Isabella. Postagem feed de Isabê. O Sol e o Peixe, 2020. Óleo sobre lona, 60x49cm. MS, 17 de fev. de 2021. [Fotografi a]. Instagram: @isabeab. Disponível em: <https://www.instagram.com/isabeab?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==>. Acesso em 05 de out. de 2024.

ABREU, Isabella. Postagem feed de Isabê. Com esses desenhos eu me despeço de um caderno de mais de anos. MS, 18 de ago. 2021. [Fotografi a]. Instagram: @isabeab. Disponível em: <https://www.instagram.com/isabeab?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==>. Acesso em 05 de out. de 2024.

ABREU, Isabella. Postagem feed de Isabê. estudos estudoss. MS, 03 de abr. de 2021. [Fotografi a]. Instagram: @isabeab. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CNN-wNNB63F/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==>. Acesso em 05 de out. de 2024.

ABREU, Isabella. Se copia. Te vejo, óleo sobre tela, 80x60 cm, 2020. [Fotografi a]. MS, 17 de jan. 2022. Instagram: @isabeab. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CY1SVc1u0d4/?igsh=aWVuZmUxdWdjazhj>. Acesso em 07 de jun. de 2024.

ABREU, Isabella. Memórias do Fogo. [vídeo]. MS, 2022. Youtube: Isabê. Disponível em: <https://youtu.be/OhbgUe1Kxj8?si=6Uxcwdq7mZcg5bcz>. Acesso em 09 de jun. de 2024.

ABREU, Isabella. Postagem nos stories 07 de outubro de 2024. MS, 07 de out. 2024. [Fotografi a]. Instagram: @isabeab. Disponível em: <https://www.instagram.com/isabeab?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==>. Acesso em 07 de out. de 2024.

ARAÚJO, Caroline de Souza. Registro de visita ao ateliê de Isabê. 2024. [Fotografi a]. Dimensões variadas. Arquivo particular da autora.

FAPESP, Revista Pesquisa. Recorde de queimadas no Pantanal em 2020. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/recorde-de-queimadas-no-pantanal-em-2020/>. Acesso em 06 de jul de 2024.

FIOCRUZ, Determinantes Sociais da Saúde Brasil. Insegurança alimentar e Covid-19 no Brasil. Disponível em: <https://dssbr.ensp.fi ocruz.br/inseguranca-alimentar-e-covid-19-no-brasil/>. Acesso em 06 de jul. de 2024.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30. Ed. – Petrópolis, Vozes, 2014.

QUEIROZ, Cristina. Desafi os do isolamento. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/desafi os-do-isolamento/>. Acesso em 05 de jul de 2024.

REGINA, Vitória. Isabê e o ato sensível de pintar ideias. Revista Badaró. 2020. Disponível em: < https://www.revistabadaro.com.br/isabe-e-o-ato-sensivel-de-pintar-ideias/>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

SALLES, Cecília Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. – 3ª ed. Revista. - São Paulo: EDUC, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2018.

TORRES, Thailla. Isabê e a angústia de uma arte “presa” na pandemia. Campo Grande News. 2020. Disponível em: < https://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes-23-08-2011-08/isabe-e-a-angustia-de-uma-arte-presa-na-pandemia>. Acesso em 10 de jun. de 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

de Souza Araújo, C., & de Paula Pessoa, P. (2025). Isolamento social e queimadas: análise genética de uma obra de Isabê. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 57, 180-199. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i57p181-199