A Construção do espaço e a caracterização dos personagens nas Res Gestae de Amiano Marcelino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v6i6p61-81Palavras-chave:
Amiano Marcelino, Geografia cognitiva, Representação espacial, ItineráriosResumo
Os aspectos geográficos do Mundo Antigo têm despertado o interesse de um número cada vez maior de pesquisadores ao redor do mundo, tendo em vista que entender como os antigos percebiam e se apropriavam do espaço circundante significa desnaturalizar certezas há muito enraizadas no senso comum – e que muitas vezes estão pautadas em interpretações anacrônicas. A produção e uso de mapas pictóricos pelas sociedades antigas foi um dos pressupostos que teve sua autoridade fortemente questionada neste início de século, quando uma corrente de pesquisadores que defende que os antigos representavam o espaço por meio de descrições verbais pautadas em listas de itinerários começou a ganhar cada vez mais adeptos. O grande mérito destes pesquisadores esteve em ampliar as possibilidades de estudo da geografia do Mundo Antigo, que já não mais depende apenas dos tratados geográficos e das fontes epigráficas sobreviventes: ao dizer que os antigos se apropriavam do espaço por meio de descrições esses pesquisadores tornaram possível o estudo dos aspectos geográficos da Antiguidade através de qualquer narrativa escrita. Este artigo tem como objetivo analisar a construção do espaço nas Res Gestae de Amiano Marcelino tendo como base os estudos produzidos por este grupo de pesquisadores e lançando mão do referencial teórico desenvolvido pela Geografia CognitivaDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-12-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Mare Nostrum são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
A reprodução dos textos editados pela Mare Nostrum é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A Construção do espaço e a caracterização dos personagens nas Res Gestae de Amiano Marcelino. (2015). Mare Nostrum, 6(6), 61-81. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v6i6p61-81