A Construção da Autoridade Literária na Tradição Cronográfica Cristã da Antiguidade Tardia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v9i1p23-46Palavras-chave:
Cronografia, Antiguidade Tardia, Eusébio, Jerônimo, IdácioResumo
Neste artigo, pretendemos explorar as formas com as quais se constrói a autoridade literária na tradição cronográfica cristã da Antiguidade Tardia. A pergunta que guia nossa investigação é: na qualidade de um gênero historiográfico novo, de que maneira as crônicas cristãs se colocam diante das tradições historiográficas mais antigas? É possível que os autores se utilizem das mesmas estratégias que os historiadores do período clássico, ou há também novas formas? Para isso, revisitaremos brevemente a questão da autoridade nos autores clássicos, traçando a permanência desses princípios em obras historiográficas tardias consideradas herdeiras dessa tradição. Depois analisaremos os prefácios e introduções da crônica de Eusébio e das continuações de Jerônimo e Idácio de Límia em busca de elementos de afirmação da autoridade literária.Downloads
Downloads
Publicado
2018-04-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Mare Nostrum são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
A reprodução dos textos editados pela Mare Nostrum é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A Construção da Autoridade Literária na Tradição Cronográfica Cristã da Antiguidade Tardia. (2018). Mare Nostrum, 9(1), 23-46. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v9i1p23-46