Retorno ao Fragmento 31: tradução, gênero e sexualidade

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v11i1p131-157

Palavras-chave:

Safo de Lesbos, tradução, gênero, sexualidade

Resumo

O objetivo deste artigo é retomar uma das mais célebres composições de Safo de Lesbos (VII-VI a.C.), o fragmento 31, concentrando-se em dois aspectos precisos: as marcas de gênero da voz poética enunciadora e das personagens postas em cena por ela e sua intersecção com os horizontes de leitura relativos às manifestações de érōs expressas nessa composição. Para argumentar a favor da importância dos aspectos supracitados, faço um breve comentário acerca de algumas das direções de interpretação mais frequentes desse fragmento, assim como apresento e comento duas de suas traduções, feitas em francês. Por fim, e com o mesmo intuito, apresento e comento cinco traduções brasileiras recentes.

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Biografia do Autor

  • Letticia Batista Rodrigues Leite, Universidade de Brasília

    Doutora em História pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne/ANHIMA (Anthropologie et histoire des mondes antiques). Bolsista do Programa Doutorado Pleno no Exterior - CAPES.

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Retorno ao Fragmento 31: tradução, gênero e sexualidade. (2020). Mare Nostrum, 11(1), 131-157. https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v11i1p131-157